"Os Diários de Carrie" de Candace Bushnell

quinta-feira, janeiro 27, 2011


"Os Diários de Carrie" - Livro 1 da série Os Diários de Carrie
Autora: Candace Bushnell
Tradução: Alda Lima
Editora: Galera Record
400 páginas

Sinopse: Os Diários de Carrie começa no último ano de Carrie do ensino médio. Ela e seus melhores amigos Walt, Lali, Maggie são inseparáveis. E então Sebastian Kydd entra em cena. Sebastian é um bad boy, intrigante e imprevisível. Carrie está em um relacionamento que ela sempre quis ter na escola, até que a traição de um amigo a faz questionar tudo. Com seus tempos de colégio chegando ao fim, Carrie vai perceber que chegou finalmente a hora de ir atrás de tudo o que ela sempre quis.



Nunca tinha lido nenhum livro dessa autora. Sei que ela já tem alguns títulos conhecidos, entre eles “Sex and the City”, livro que deu origem ao seriado televisivo de mesmo nome. No entanto, foi só com “Os Diários de Carrie” que senti aquela vontade de comprar e ler imediatamente. Primeiro, porque adoro a série com a atriz Sarah Jessica Parker como Carrie, e para mim é praticamente impossível desassociar a personagem do livro daquela interpretada pela atriz. Segundo, porque adorei a ideia de conhecer um pouco da personagem antes de sua fase Big Apple (o livro conta a adolescência de Carrie, no fim dos anos 70, em uma cidade do interior dos Estados Unidos antes de ela partir para New York). Terceiro, porque amei a capa dourada com aquela bolsa super personalizada com o nome da personagem em rosa!  Linda, linda! A versão americana da capa é igualmente bonita (queria ter também), mas fiquei em dúvida se a imagem seria também a de uma bolsa ou a de uma agendinha, daquelas que tem velcro para fechar, fazendo referência ao diário! Achei bem interessante que durante a narrativa a bolsa não passa despercebida e assim dá para entender o porquê dela ganhar destaque na capa!

Capa americana
Sobre a narrativa, posso dizer que ela flui. A leitura é super leve e engraçada, perfeita para ler na praia, por exemplo.  Como não li outros livros da autora, não posso dar uma opinião mais elaborada sobre seu estilo, mas às vezes, principalmente no início da leitura, parecia que faltava alguma coisa.

Apesar disso, a autora não falha em descrever o passado de uma personagem que ficou tão conhecida. Até então, para mim que sou fã da série televisiva, essa parte da vida de Carrie era enigmática, pois não era muito abordada.  É engraçado poder imaginá-la nos tempos do colégio, mais especificamente no último ano do High School, com todos aqueles dilemas tipicamente adolescentes – qual rumo seguir na vida, problemas em casa, amizades sinceras e outras estremecidas, relacionamentos frustrados – que envolvem o amadurecimento de uma pessoa! Enfim, uma garota normal para a idade, mas com muita personalidade!  Com a descrição da autora, já é possível perceber características que vão formar aquela Carrie estilosa e que busca aquilo que quer. Mesmo assim, houve momentos em que eu realmente me irritei, fiquei com vontade de dar aquela sacudida na personagem e me peguei dizendo “Pelamordedeus Carrie”! Isso acontecia principalmente na relação que ela tinha com dois personagens em especial: Sebastian Kydd e Lali!

Com certeza, um dos pontos positivos foi o final do livro! Ao mesmo tempo em que a autora deixa espaço para uma possível continuação (será que teremos “Os Diários de Carrie2!”?), ela consegue conectar a história com o seriado! Acabei a leitura dizendo “olha só...” e pensando sobre o futuro de Carrie a partir de então. Posso dizer que o livro acaba como aqueles filmes em que tu quer saber mais, para onde os personagens vão agora...

O livro “Os Diários de Carrie” foi lançado no ano passado, 2010, na mesma época do lançamento do filme “Sex and the City 2”. Momento oportuno para garantir boas vendas para o livro!


By Débora

Poderá gostar também

1 comentários

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram