“A Cabana” de William P. Young

quarta-feira, fevereiro 23, 2011


“A Cabana”
Autor: William P. Young
Tradução: Alves Calado
Editora: Sextante
240 páginas

Sinopse: A filha mais nova de Mackenzie Allen Philip foi raptada durante as férias em família e há evidências de que ela foi brutalmente assassinada e abandonada numa cabana. Quatro anos mais tarde, Mack recebe uma nota suspeita, aparentemente vinda de Deus, convidando-o para voltar áquele cabana para passar o fim de semana. Ignorando alertas de que poderia ser uma cilada, ele segue numa tarde de inverno e volta a cenário de seu pior pesadelo. O que encontra lá muda sua vida para sempre. Num mundo em que religião parece tornar-se irrelevante, "A Cabana" invoca a pergunta: "Se Deus é tão poderoso e tão cheio de amor, por que não faz nada para amenizar a dor e o sofrimento do mundo?" As respostas encontradas por Mack surpreenderão você e, provavelmente, o transformarão tanto quanto ele.

Vocês já compraram algum livro pensando que seria uma coisa e na verdade é outra? Pois bem, foi isso o que aconteceu com a gente ao adquirir “A Cabana”! Compramos o livro na ilusão de que seria um suspense policial (a capa colabora com isso), mas no fim não foi nada disso.

“A Cabana” conta a história de Mack Allen Phillips, um homem comum dos Estados Unidos, trabalhador e pai de família, mas que vê sua vida mudar completamente após uma viagem de férias, quando sua filha mais nova, Missy, desaparece e tudo indica que ela foi morta por um serial killer (somente as roupas sujas de sangue da menina são encontradas na cabana abandonada).  Após investigações sem sucesso, que não descobrem o assassino e nem o corpo da criança, a família tenta voltar à normalidade, mas para Mack sua vida passa a ser uma “Grande Tristeza”, como ele mesmo denomina.  Alguns anos se passam até que, num dia aparentemente normal, Mack recebe um bilhete em sua caixa de correio convidando-o a encontrar Deus na cabana em que tudo aconteceu, revirando assim seus mais profundos sentimentos – raiva, tristeza, vingança, medo... Desconfiado, Mack não sabe se tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto, uma armadilha, ou se, estranhamente, encontrará realmente com Deus.  Mesmo assim, ele decide ir em frente e volta à cabana que marca a tragédia de sua vida e onde toda a história se desenrolará.

O caso em si, isto é, os fatos e a resolução dos mesmos foram interessantes.  Enquanto isso, o “miolo” do livro, ou seja, a reflexão sobre Deus foi entediante (para nós hein!!! Apesar de ser curto e de linguagem simples, a leitura levou mais tempo do que o esperado) e é justamente aqui que muitos poderão amar quanto abandonar a leitura, pois se dará a discussão do personagem com as entidades divinas, a Santíssima Trindade (Deus, Espírito Santo e o Filho - Jesus). Noutras palavras, o livro mistura o suspense realista do início com a discussão filosófica e religiosa sobre onde está Deus nos momentos das tristezas humanas.  

A princípio, o narrador da história (o próprio autor do livro e que se diz amigo do personagem) declara ser verídico tudo o que conta, o que nos deixou realmente intrigadas, principalmente com o desenrolar que a história tem.  

 “A Cabana” é um sucesso literário e está em várias listas de ”Mais Vendidos” há algum tempo. Gerou tanta repercussão, críticas e controvérsias a respeito de Deus em nossas vidas que acabou criando uma onda de novos títulos que o questionam (lembram do que aconteceu com “O Código da Vinci” depois do sucesso?). Entre eles, podemos citar “Reflexões sobre a cabana” (autores diversos, da Editora Propósito Eterno), “Deus e a Cabana” de Roger Olson  e “Encontre Deus na Cabana” de Randal D. Rauser.

Apesar disso, esse é aquele livro que, se nos perguntassem se recomendamos ou não, diríamos: “Não sabemos”!  “A Cabana” é uma leitura intimista e reflexiva. Gostar ou não vai depender de cada um, de suas próprias opiniões, crenças e valores. Dessa forma, somente lendo que cada um poderá tirar suas próprias conclusões a respeito, levando aquilo que é mais importante para sua vida.

By Débora e Alessandra 

Poderá gostar também

11 comentários

  1. Parabéns pela resenha! Já li A Cabana e achei super interessante e profundo. Beijos!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um livro que, simplesmente, me persegue. Sempre que vou a uma livraria ou a um sebo, está ele lá, gritante, pedindo pra ser comprado. Acontece que eu acho a capa linda demais, mas o tema simplesmente não me interessa. Acho que faria essa leitura querendo saber o que realmente aconteceu com a filha do rapaz, e não prestando atenção às reflexões sobre religião e Deus. De qualquer forma, é provavalmente um ótimo livro pra quem gosta desses assuntos.

    =*
    http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu ja li A Cabana e confesso que esperava muito mais do livro. Claro que os livros trazem alguns ensinamentos muito legais, como por exemplo a questão da fé das pessoas eu achei legal, mas muitas vezes achei o livro cansativo... por estar há tanto tempo na lista dos mais vendidos, eu esperava mais do livro. Mas, questão de opinião... Já ouvi pessoas falarem que é lindo, maravilhoso isso e aquilo outro e pra mim não foi tudo isso não...
    Beijos

    chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falarem mal, assim como já ouvi falarem muito bem. E, confesso, que nunca senti muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Eu lí este livro assim que ele foi lançado, já que se fez uma baita propaganda sobre ele na época, eu gostei da história, achei válida e pode-se tirar alguns ensinamentos bem valiosos deste livro.

    Bjk

    Balaio de livros.

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro há um bom tempo, já, logo que lançou. E quando acabou, li de novo, rsrs. Eu achei o começo meio doido, quando ele encontra Deus na cabana, mas a história é emocionante, mudou a minha visão de Deus...

    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Hey, meninas!

    Faz tempo que li esse livro. Realmente, A Cabana é um livro que divide opiniões.
    Mas eu gostei... gostei mesmo! :)

    Beijo grande pra vcs!

    Tem promoção no ar lá no blog, passem por lá!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro. Vou adicioná-lo a minha lista de futuras leituras, já que as críticas são muito boas. Sua resenha está ótima. Seu blog é cativante. Adorei.
    Me faça uma visita no blog http://diario-da-leitura.blogspot.com, estou promovendo o sorteio do livro Olhos de Fogo.
    Espero sua visita.
    Beijos & Beijos

    ResponderExcluir
  9. Li a cabana e adorei, a história envolve todo tipo de emoção...
    Adorei a resenha e o blog!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Se você gostou do Livro A CABANA, ou se odiou o livro, mas mesmo assim leu, então você não pode deixar de ler o Livro RABISCOS DE DEUS-de Aluisio Nogueira-Editora Ágape: É sem dúvida um livro muito mais consistente e aborda as mesmas questões com uma história que prende o leitor do início ao fim, mas devo admitir que do meio em diante a história me conquistou, fiquei muito surpresa, admirada por ler um livro tão profundo sobre a existência humana. A história é envolvente e você embarca completamente naquela cidade e na vida da protagonista Celina que é uma mulher radiante! Além dos demais personagens fortes e vibrantes como o Vilão Navarro e Márcio um ativista social pouco religioso, mas com fé suficiente para transformar a vida de muita gente nessa história que tem Romance, Ação, Fé e todos os ingredientes de um Livro de suspense que mais parece um filme, um longa metragem maravilhoso que não consigo esquecer, já li diversas vezes. Foi um presente na minha vida! Assista ao Booktrailer: http://www.youtube.com/watch?v...

    Na mídia: http://www.dino.com.br/release...

    Na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com...

    Na Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com...

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram