"Caixa de Desejos" de Ana Cristina Melo + Sorteio

quinta-feira, março 31, 2011


"Caixa de Desejos"
Autor: Ana Cristina Melo
Editora: Usina de Letras
93 páginas

Sinopse: Caixa de Desejos é uma novela juvenil. Conta a história da Marília, uma menina que vive com os pais, os avós maternos e o tio paterno, mas tem uma ligação muito forte com a avó materna que mora em outra cidade. Logo no início da história essa avó morre e ela ainda tem que lidar com a chegada de uma meia-irmã que só viu duas vezes na vida. Para ajudá-la nesse processo de perda, Marília conta com uma caixa que a avó lhe deu de presente, antes de morrer. Uma caixa mágica para ela guardar seus desejos. Assim, ela vai se descobrindo, descobrindo a relação com a irmã, aprendendo a conviver na escola e entendendo como lidar com um primeiro amor que surge em sua vida.


Compramos esse livro diretamente da autora, que nos mandou um exemplar com autógrafo muito fofo!

O livro é infanto- juvenil e, por isso, de leitura rápida, leve e fluente. Apesar de ser direcionado a essa faixa etária, com certeza recomendamos a leitura a todos.

A história é sobre Marília, que em primeira pessoa, narra sua saída da infância e o começo de sua adolescência.  É óbvio que ela não diz isso com essa palavras, mas mostra através de seus sentimentos e atitudes. Marília é uma menina de 11 anos, que mora com seus pais, avós maternos e um tio “folgado”. Tudo segue sua aparente normalidade até a morte da avó paterna, sua melhor amiga, com quem Marília dividia suas dúvidas, sonhos e sentimentos, além do amor pelos livros e pela escrita. Desta avó, Marília recebe uma canastra, a qual servirá para guardar tudo aquilo que ela sonha, uma caixa de desejos.

Porém, como se não bastasse a tristeza pela perda da avó, Marília é pega de surpresa com a notícia de que sua meia irmã Francine (apenas 2 anos mais velha) vai passar a morar com eles. De início, ela não gosta da ideia, como é de se esperar, afinal só viu a irmã 2 vezes na vida, mas terá que dividir o quarto e suas coisas com ela sem questionamento!  Mas as coisas não saem como ela esperava...  Para sua surpresa, Francine tem muito em comum com ela e acaba se tornando uma grande amiga.

Enfim, a leitura do livro foi para nós muito prazerosa (certas partes nos deixaram com lágrimas nos olhos) e lembrou aqueles livros que líamos com 10 anos. Foi impressionante a maneira como a autora conseguiu em poucas páginas escrever e abordar tantos temas que fazem parte do dia a dia das crianças/adolescentes dessa faixa etária, como o relacionamento entre irmãos, a dificuldade de diálogo com pais, o bullying, o primeiro amor, os sonhos, tudo de forma leve e delicada na fala e percepção de uma menina. E sabem o que é legal?! A história de Marília terá continuação logo logo! O título provisório do próximo livro é “De volta à caixa de Desejos”!

Ahh, não podíamos esquecer! Como agora a autora é parceira do blog, sortearemos dois marcadores autografados por ela entre os comentaristas deste post. Basta comentar essa resenha e avisar que quer um marcador da Caixa de Desejos. Participarão do sorteio aqueles que forem seguidores do blog e comentarem até o dia 05/04 (terça-feira). 

By Débora e Alessandra

Poderá gostar também

11 comentários

  1. Que legal! tinha ouvido falar já desse livro,mas não tinha visto a resenha.
    Gostei! Parabens pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  2. Livro autografado é demais!
    A capa é fofa.
    Own, então o livro emociona? Que lindinho.

    Quero o marcador para encrementar minha coleção. *-*

    Beijocas
    Tarsi

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Já li Caixa de Desejos e amei! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!adorei a resenha!fiquei interessada em ler este livro, adoro infanto-juvenil, muito bom!eu quero um marcador da caixa de desejos!Beijos

    ResponderExcluir
  5. E eu amei a resenha. Vocês transformaram minha sexta-feira num dia mais lindo ainda. rsrs

    E a boa notícia é que o título não é mais provisório. O "De volta à Caixa de Desejos" será lançado no Salão do Livro da FNLIJ em 18 de junho. Depois farei o lançamento em livrarias.

    E a continuação é um romance juvenil, de 300 páginas, com a Marília aos 18 anos. Grandes aventuras e um toque de mistério durante todo o livro! Mais continuo contando daqui a uma semana lá no blog do livro (http://caixadedesejos.wordpress.com)

    Beijão

    ResponderExcluir
  6. A capa é tão liinda "_" Ataque de fofura \o/

    ResponderExcluir
  7. EU QUEEEERO O MARCADOOOOOOR!

    E se quiser me dar de presente o livro, eu também aceito :D :D
    Tempão já querendo ler esse livro, simplesmente me apaixoneei, snif.
    Pena que ja começaram minhas faculdades, não da pra comprar livro assim =/

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Liiiiiiiiiiiindo demais!
    A capa é linda, a resenha é linda, o livro é lindo... morro de vontade de ler. awn.
    Parabéns pela resenha! *-*

    E obrigada pelos parabéns, viu?
    Um beijo!
    Júlia, do Making me Dream

    ResponderExcluir
  9. A história deste livro parece ser super fofa! Quero ler este livro e fiquei feliz de saber que terá continuação o/

    E eu quero um marcador^^

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. [AA] que fofo *-*
    Necessito desse marcador!

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram