Dia Internacional da Mulher!

terça-feira, março 08, 2011


Oi gente! Como foram de feriado!?

Nessa terça-feira com cara de domingo, viemos com um post especial.

Hoje, 08 de março, é Dia Internacional da Mulher. Nessa data, lembramos tudo o que já foi conquistado e superado como conseqüência de uma luta incessante de mulheres corajosas em mostrar seu valor em diversas sociedades. Mas também lembramos daquilo que ainda é preciso ser feito na busca por igualdade de direitos e deveres.

No blog, não podíamos deixar de fazer nossa reverência às mulheres. Escolhemos então alguns nomes de autoras que se dedicam à literatura atualmente e, de alguma forma, se destacam pelo trabalho feito. Para isso, não nos prendemos à estilo ou ao tempo de carreira literária. Aí vai a pequena lista...

Ana Maria Machado
Quem não leu “Bisa Bia Bisa Bel” na infância? Pois é, este é apenas um dos títulos famosos da autora que se dedica à literatura infantil e enriquece a imaginação dos pequenos. Como sabemos, grande parte dos leitores adultos cria o hábito da leitura ainda crianças, então, nada melhor do que escritores de qualidade. Ana Maria tem mais de 100 títulos publicados no Brasil e no exterior e seu trabalho lhe rendeu diversos prêmios literários. Desde 2003, ocupa a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras


Barbara (Babi) Dewet
Quem se considera um ratinho da internet com certeza já ouviu falar da querida blogueira Babi Dewet! Babi mantém um blog de mesmo nome, onde apresenta resenhas literárias e tudo mais que envolve esse universo, atraindo centenas de leitores e seguidores (será que um dia seremos como ela??? #sonha)! Enfim, Babi lançou no ano passado seu primeiro livro “Sábado à noite”! Para quem não sabe, o livro foi publicado de forma independente, comprovando mais uma vez como é difícil a vida de muitos escritores que não são apostas de editoras. Mesmo assim, Babi Dewet soube se destacar e seu livro tem sido muito comentado por blogueiros e leitores desde então.

Bianca Briones
“Entre o Amor e a Amizade” é o romance de estreia de Bianca, outra blogueira literária. Formada em Letras, Bianca sempre gostou de escrever, mas nunca teve coragem de publicar nada. Até agora, para nossa felicidade né?! No seu livro, Bianca mostra os diversos sentimentos que envolvem a vida das pessoas: perdas, amizades, amores. Essa capacidade de escrever sobre os conflitos internos arrebatou diversos leitores e é um dos livros nacionais que se destacaram na blogosfera no final do ano passado.  



Fernanda França
Paulistana, jornalista e escritora, Fernanda também se dedica à literatura juvenil. Seu primeiro livro publicado foi “Nove minutos com Blanda”, mas ela também tem outros títulos só esperando para serem lançados. Também é autora de diversos contos.





Leila Rego
Autora de “Pobre não tem sorte” 1 e 2, Leila nunca pensou em se dedicar à literatura de forma profissional. Começou escrevendo pequenas histórias infantis de forma despretensiosa, mas acabou tomando gosto pela coisa e, em 2009, lançou seu primeiro livro “Pobre não tem sorte”, do gênero chick lit, que acabou se tornando sensação entre os jovens leitores.  


Lya Luft
Escritora e tradutora gaúcha, Lya tem mais de 20 obras publicadas entre romances, coletâneas de poemas, crônicas, ensaios e livros infantis, sendo alguns deles traduzidos para outras línguas. Na própria definição de Lya, sua literatura nunca vai ser "aí casaram e foram felizes para sempre", mas sim de conflitos, dificuldades e isolamento. Apesar disso, Lya não gosta de enquadrar seus livros em tradições ou teorias literárias, mas sim de ser livre para escrever. Entre alguns de seus títulos estão “Reunião de Família”, “Perdas e Ganhos” e “Pensar é transgredir”.


Lygia Fagundes Telles
Com diversos contos, romances e antologias escritos, Lygia já teve diversas obras traduzidas e adaptadas pra o cinema, teatro e televisão.  Com diversos prêmios literários, Lygia também é membro da Academia Paulista de Letras, Academia Brasileira de Letras e Academia das Ciências de Lisboa. Entre alguns de seus títulos, estão “Ciranda de Pedra”, “As Meninas’, “Antes do Baile Verde” e “Filhos Pródigos”.



Martha Medeiros
Gaúcha de Porto Alegre, Martha é poeta, cronista e colunista, além de publicitária. Em seus textos, a autora consegue nos fazer rir, pensar e chorar, às vezes tudo ao mesmo tempo. Por seu jeito direto de escrever e quase terapêutico, Martha atrai muitos leitores e admiradores. A autora também já recebeu diversos prêmios literários. Entre seus livros, estão “Montanha Russa”, “Doidas e Santas”, “Trem Bala”, “Divã” – adaptado para o cinema, e “Fora de Mim”, seu mais recente livro.


Paula Pimenta
Quem não se apaixonou pelos livros “Fazendo meu Filme 1,2,3”? Autora desses livros e outros romances e crônicas, Paula Pimenta mostra o seu grande talento de escritora. Publicitária não praticante, professora de música por necessidade, cantora, atriz e escritora por vontade, ela se considera uma eterna menina. Deve ser essa uma das razões para ela conseguir se dirigir tão bem ao público jovem.





Thalita Rebouças
Carioca, Thalita desde pequena teve vontade de escrever. Em 2001, resolveu apostar no seu sonho de ser escritora e começou a lançar títulos. Em 2009, deu seu primeiro passo para a carreira internacional, lançando livros em Portugal. Thalita também faz várias participações na televisão relacionadas com o público adolescente. Entre algumas de suas obras lançadas em Portugal e no Brasil estão “Tudo por um Pop Star”; “Fala Sério, Pai!”; “Fala Sério, Amor!”; “Fala Sério, Mãe!”.




Bom, gente. Essa foi apenas uma singela homenagem do nosso blog às mulheres! Escolhemos a literatura como forma de destacar algumas, e olha que os nomes que citamos são poucos entre vários.

Se fossemos fazer uma lista completa (brasileira e mundial), esse post não teria fim! Lembram da Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Agatha Christie, Jane Austen, Cecília Meireles, Zélia Gattai, Isabel Allende, Simone de Beauvoir, as irmãs Brontë, Virginia Woolf...

Parabéns a nós Mulheres!

Poderá gostar também

6 comentários

  1. Linda homenagem.
    Amei.
    bjoss


    http://www.obraopinada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem mesmo! =)
    Estou seguindo, o blog é muito bonito.
    Beijos e parabéns.

    www.anastiehl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, muito bem elaborado !
    Só acho que está faltando a Meg Cabot ♥

    beijos
    garotaqueamaler.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! *-* Mas neste post citamos somente autoras brasileiras para a homenagem... Com certeza a Meg Cabot não poderia ser esquecida numa lista mundial!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adoro as crônicas da Martha Medeiros!! Uma das melhores escritoras brasileiras!! Assisti o filme "Divã" e aposto que o livro deve ser muito engraçado tb!!! Já li alguns trechos de "Fora de Mim" e parece bom, recomendo!!

    ResponderExcluir
  6. Débora e Alessandra, que homenagem linda!!! Fiquei emocionada! Ainda mais por estar ao lado de tanta gente boa, nossa! Obrigada pelo carinho! É isso o que faz nosso trabalho valer a pena :õ) Alegrias! Fernanda França, autora de Nove Minutos com Blanda.

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram