"A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón

sexta-feira, março 18, 2011

"A Sombra do Vento"
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradução: Marcia Ribas
Editora: Suma de Letras
400 páginas

Sinopse: Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. "Sombra do Vento" é um romance arrebatador sobre o poder da cultura e a tragédia do esquecimento.





Como muitos já devem ter percebido, um dos nossos livros favoritos e que sempre recomendamos é “A Sombra do Vento”, por isso decidimos resenhá-lo aqui no blog.

A história do livro acompanha a vida de Daniel Sempere na cidade de Barcelona, em um cenário pós-guerra. O livro começa contando um pouco de sua infância e fatos que a marcaram como a perda precoce da mãe e a sua vida a partir de então só com seu pai, um homem bondoso e atencioso, dono de uma livraria na qual Daniel ajuda a tomar conta. Ambos dividem a paixão pelos livros.

A trama começa de fato com a ida de Daniel ao Cemitério dos Livros Esquecidos, um lugar que na verdade é uma grande biblioteca com milhares de obras. No entanto, este é um lugar restrito, com regras para quem o visita. Na sua primeira ida ao local, Daniel teve que prometer que não comentaria com ninguém sobre o Cemitério e, dessa forma, poderia levar consigo qualquer livro que quisesse. Entre tantos livros, um em especial lhe chamou mais a atenção. O mesmo era de um autor desconhecido, Julián Carax.

Encantado e intrigado com o livro, Daniel ficou com vontade de saber mais sobre o autor que aparentemente ninguém conhecia ou tinha ouvido falar.  Em nenhum lugar Daniel encontrava outros livros de Julián Carax, mesmo contando com a ajuda de intelectuais conhecidos seus.

Apesar disso, tudo corre bem até Daniel receber a visita de um estranho que propõe comprar, a qualquer custo, o livro de Julián Carax. Mas por que este livro, até então tão desconhecido, pode ter um valor tão importante para o tal sujeito?

Numa tentativa de salvar o livro do homem misterioso e descobrir mais sobre o desconhecido escritor, Daniel vai enfrentar perigos e desafios que vão surgir no seu caminho. Ele vai contar principalmente com a ajuda de seu amigo Barceló, um ex-mendigo que, auxiliado por Daniel e seu pai, consegue se reerguer na vida. Barceló é um homem muito bom e inteligente, que sabe tudo sobre o mundo literário.

Enfim, o romance é envolvente do início ao fim, com muito suspense e momentos eletrizantes, daqueles que a gente simplesmente não consegue soltar o livro. O mistério está presente em todos os momentos e não em certas partes do livro. O ambiente, a história, os personagens são simples e realistas, mas, com a forma do autor manejar a história, toda traição, tristeza, suspense, desejo, mistério ou qualquer outro sentimento faz com que a gente viva a história tão intensamente como se estivéssemos dentro do livro. Tudo foi criado corretamente, sem excessos ou faltas, simplesmente no ponto. Por isso, para nós ”A Sombra do Vento” está entre nossos livros favoritos e sempre na lista das recomendações, pois é um romance completo e que satisfaz, acreditamos, a todos os gostos e idades! Queríamos lembrar de algum ponto negativo, mas feliz ou infelizmente não conseguimos pensar em nada!

Ahh, não podíamos esquecer de falar da capa que, assim como a história, é simples, limpa, mas simplesmente bela. Enfim, vale muito a pena a leitura!

By Débora e Alessandra



Poderá gostar também

11 comentários

  1. Muito bom!! Pela resenha me pareceu ser um daqueles livros ao qual o leitor não desgruda até descobrir o que acontece no final! Fiquei curioso pela história!!! Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu preciso ler ele de uma vez!
    que bom que vocês gostaram do livro. O meu está na estante me esperando =)
    bjs...

    Assunto sobre livros

    ResponderExcluir
  3. Um dos meus livros preferidos! *--* Fantástico.

    =*
    Tah

    DeSaLiEnAnDo

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu amo ver resenhas deste livro nos blogs, é um dos meus favoritos também, na minha opinião, um livro que deve ser lido por todos.
    ADORO!

    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. olha
    eu ganhei esse livro de presente de aniversario a um tempo ja
    li e me apaixonei por seu autor
    li dele tmb o jogo do anjo
    serio, esse cara não tem nada de cliche
    ele é unico e escreve de uma maneira diferente e maravilhosa
    RECOMENDO!

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus livros preferidos! MTO perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha! Se ja queria ler, quero mais ainda *-*

    xx carol

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha. Esse livro é realmente excelente e único.

    ResponderExcluir
  9. GEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE
    VOCÊ NÃO TÁ ENTENDENDO!!!!
    Eu amo tipo, demais, forever and after, A Sombra do vento.
    Pra mim, é um dos melhores que eu já li. É tão fuck yeah e *-*
    HAIUHAIUHAIUHAIUHAIUHAIUIA
    Tá, vou me acalmar.
    Parabéns pela resenha!!
    Eu recomendo esse livro para todo mundo, de tão bom que é.
    *-*

    Beijo, flores!
    Júlia, do Making me Dream

    ResponderExcluir
  10. Esperando pra comprar! *-----------*

    ResponderExcluir
  11. Eu tô com esse livro aqui em casa, esperando a vez dele chegar. Tentei ler uma vez, mas não estava no humor certo para ele.
    Adorei a resenha, fiquei com mais vontade de ler.

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram