"Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá" de Lewis Carroll

sexta-feira, maio 20, 2011


"Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas & Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá"
Autor: Lewis Carroll
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges
Editora: Zahar
320 páginas

Sinopse: Edição reunindo Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, além de conter as ilustrações originais de John Tenniel.

Como todo mundo sabe, a história conta a aventura da menina Alice que, após seguir um coelho que não era normal, – ele fala e sabe ver as horas - acaba caindo em um buraco e indo parar em uma terra desconhecida, o “País das Maravilhas”. Lá, coisas realmente impossíveis acontecem, como uma ovelha falar, tamanhos que aumentam e diminuem, hora do chá a todo momento, jogo de xadrez para escolher a rainha, entre outras.


Neste livro, porém, a história ocorre “Através do espelho e o que Alice encontrou por lá”. Muitas pessoas devem não conhecer (pelo menos eu não sabia)! Nessa “segunda parte”, outra aventura de Alice em uma diferente terra é contada. Alice acha que o espelho que tem na sua sala mostra outra sala, parecida com a sua (invertida, é claro), e que outras pessoas devem morar lá. Ela tem então a ideia de atravessar o espelho para bisbilhotar o outro mundo. Sem nenhuma surpresa, essa “segunda parte” não vai ser diferente da “primeira parte” (Alice no País das Maravilhas). Alice também vai presenciar coisas bizarras e sempre com o seu jeitinho de que tudo é bem normal pra ela (fala sério!).

O livro é bom, mas para mim não foi uma leitura prazerosa. Eu achei muito parado. Até fui lendo mais e mais com certa esperança para ver se melhorava, mas não (infelizmente, queria mesmo ter gostado).

Uma das coisas que contribuiu para eu não gostar tanto do livro foi a personagem Alice que, apesar de ter 7 anos na história, ela se mostra uma criança muito tola e inocente para a idade dela. Isso me irritou muito durante a leitura. Ela não se mostra nenhum pouco assustada com essas experiências bizarras que acontecem com ela, pelo contrário, se mostra bem normal em relação a tudo [eu sei que o livro foi escrito há muitos anos atrás e que as crianças eram mesmo inocentes, mas as coisas estranhas que ela encontrava era para ficar, pelo menos, surpresa, independentemente da época] . Isso foi o principal motivo de eu não ter gostado do livro.

Achei um pouco cansativo e chato de ler discussões sem sentido entre Alice e outro alguém. Ainda se fosse pouco sabe? Mas são até que extensos os assuntos... Alguns exemplos: do que é o pão; se dividir um bolo com uma faca o que dá; entre muitos outros. Sério, muito cansativo isso. Não gostei. No entanto, gostei bastante as ilustrações lindas de algumas partes do livro.

Apesar de não ter sido uma leitura prazerosa, foi um livro rápido de ler [ufa]. Enfim, talvez não tenha gostado por esperar mais de um clássico. É raro de isso acontecer, principalmente comigo, mas eu acho o filme muito melhor que o livro [até porque o foco é mais no chapeleiro], apesar desse englobar muitas coisas novas. Muitas mesmo. Mas né, acontece...

By Alessandra

Poderá gostar também

3 comentários

  1. Hum, olá flor.
    Adorei o post de hoje. Eu ainda não li os livros da Alice, mas desde pequenininha eu sou apaixonada pelo desenho e mesmo que muitos tenham falado mal do filme, eu tbm fiquei encantada com ele, mas sobre o que vc falou de ela n se surpreender tanto assim com as coisas fantásticas, eu acho que essa era a intensão do autor. E através do espelho, ela já n fica mais tão maravilha, talvez pq ela já tenha vivido as aventuras no país das maravilhas né? Aí tudo parece mesmo possível e normal.. hsauheushaue
    Beijos flor.. Mesmo vc n tendo gostado esse livro já está na minha próxima listinha de compras. *-*

    ResponderExcluir
  2. Sempre considerei esta história um tanto complexa para as criancinhas, acho que foi escrita mesmo para o público grandinho.....mas nao me chama muito a atenção também.

    Bj.

    Vanvan - Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, sou louca por esse livro! Deve ser ótimo :D

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram