"Fazendo meu Filme 1" de Paula Pimenta

segunda-feira, maio 16, 2011

"Fazendo meu filme" (A Estreia de Fani) - Livro 1
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
331 páginas

Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.



Finalmente chegou a vez de compartilhar com vocês o que eu achei deste livro [só coisas boas]!!! É tão bom quando uma autora nacional escreve histórias surpreendentes e de muita qualidade. [O Brasil tem que dar mais abertura para autores nacionais. Capacidade é o que não falta].

A capa é divina. Bem ilustrativa e passa um pouco sobre a personagem Fani – que tem como hobby o cinema – e o título é super criativo. Mostrando que o maior filme que podemos fazer é a nossa vida e, nesse caso, da Fani que constrói assim o seu filme preferido.

Devo elogiar as escolhas de filmes e músicas citadas no livro! De muito bom gosto [muitos dos filmes citados eu amo]. É de uma criatividade imensa, pois cada citação de filme servia como título do capítulo e se encaixava perfeitamente na situação descrita. A linguagem também é bem informal, típico do dia a dia e da vida de uma adolescente.

O livro conta a história de Estefânia – que prefere ser chamada de Fani [dá para compreender hehehe]. Uma adolescente de 16 anos, que vive com os pais em Belo Horizonte. Fani, como qualquer outra teenager, tem suas preocupações como o futuro vestibular, um amor incerto pelo professor de biologia, aguentar pessoas desagradáveis no colégio e, ao mesmo tempo, ter aquele grupinho de amigos incríveis.

Tudo corre normalmente na vida de Fani até que sua mãe sugere que ela faça intercâmbio de um ano para a Inglaterra. Fani, ao mesmo tempo em que curte a ideia [quem não curtiria né?], fica receosa com o desconhecido.  “Abandonar” seus amigos, família, enfim... o comum pelo estranho.

O livro gira em torno das escolhas tomadas pela Fani, entre elas se encontram o intercâmbio e o romance [é claro]! Mas esse é diferente. O romance narrado no livro mostra diversos níveis que qualquer adolescente passa: desde aquele amor platônico até aquele que está bem pertinho e você nem percebe [ *-* ] #perfeito.

Às vezes eu me deparava  e me identificava com certos pensamentos da Fani ou me lembrava de alguém que se encaixava perfeitamente nas descrições. Paula Pimenta narra com perfeição os sentimentos, pensamentos e hábitos dos adolescentes de hoje em dia. É impossível alguém ler este livro e não se deparar com alguma coisa que lembre sua época de adolescente.

Mais uma coisa muito legal no livro é a autora mostrar a troca de e-mails, conversas no MSN, telefonemas, conversas de amigas, entre outros, como se tu visualizasse ao vivo essas situações.  Amei isso. Eu me senti uma verdadeira bisbilhoteira hehehe. Quem pensa em futuramente fazer intercâmbio – como eu – não vai se arrepender. Senti até aquele friozinho na barriga por ela [imagina eu lendo a continuação então hehe].

A autora Paula Pimenta soube narrar muito bem TUDO. Eu não desgrudei do livro até acabar, a leitura flui muito bem. Super recomendo o livro e já deixo uma dica: quando for ler, já tenha em mãos a continuação para não ficar na angústia que nem eu fiquei de “quero mais, quero mais”! Não sei nem falar se essa resenha faz jus ao livro [de tanto que eu gostei]! Já deu para perceber que esse livro entrou na minha lista dos melhores livros que eu já li... assim como a autora!! Ficou curiosa? Vai lá ler!!! É perfeito! *-* 

By Alessandra

Poderá gostar também

3 comentários

  1. Ahhh

    resenha otima querida! Uma das melhores que já li!
    Ja quero ler esse livro e com essa resenha to ainda mais curiosa! Explicou bem o livro sem nada de spoiler! rs

    Eu tb acho otimo que o Brasil tenha gente tão escrevendo coisas otimas!

    Bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha e eu também amei amei amei esse livro!

    Gabi
    Livros & Vagalumes

    ResponderExcluir
  3. Não conheço, mas me deu a impressão de ser que nem O Diário da Princesa. Não pela história, mas pela facilidade da leitura e pelo desenvolvimento da história, além do conhecimento da autora do mundo adolescente.
    Vou botar na lista.

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram