"Um Amor para Recordar" de Nicholas Sparks

quinta-feira, maio 26, 2011

"Um Amor para Recordar"
Autor: Nicholas Sparks
Tradução: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
184 páginas

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.


Landon Carter é um menino visto como bad boy, filho de pais conhecidos e influentes na cidade, cursa o último ano do colégio e, devido às más notas, se elege ao Grêmio Estudantil para ter alguma chance de entrar na Universidade da Carolina do Norte.

Jamie Sullivan é uma garota que também cursa o último ano do colégio, filha de um pastor [que não gosta nenhum pouco da família Carter] e que perdeu a mãe logo que nasceu. Jamie sempre carrega consigo uma bíblia e se mostra disposta a ajudar qualquer pessoa a qualquer momento. Todos os adultos da cidade gostam dela, mas os jovens a acham estranha pelo seu modo de agir e de se vestir.

Apesar de serem colegas no colégio desde a infância e morarem em uma pequena cidade - Beaufort, Jamie e Landon nunca foram próximos e nunca tiveram pontos em comum, até contracenarem a tradicional peça de final de ano da escola na qual são os protagonistas. Por causa dos ensaios, eles acabam se aproximando e passando mais tempo juntos do que faziam até então e, com o passar do tempo, resquícios de uma amizade começam a surgir, mas ninguém esperaria que dali surgiria um verdadeiro  amor. Mas, como é de se esperar, eles terão obstáculos para enfrentar: diferenças de personalidade, famílias com desavenças, amigos incompreensivos de Landon e, acima de tudo, um segredo que Jamie tem e que é capaz de testar os limites desse amor. Apesar de tudo isso, o amor deles é lindo, emocionante, cativante. Você percebe o amadurecimento dos personagens que, apesar da pouca idade (17 anos) possuem uma delicadeza única de encarar esse sentimento.

“Um Amor para Recordar” é narrado por Landon já com 57 anos, em forma de lembranças, com uma linguagem bem simples e fluida, como é típico do autor Nicholas Sparks.  Já tínhamos visto o filme milhares de vezes (o DVD aqui de casa que o diga) e, apesar de a trama central ser a mesma, sentimos diveeeeersas diferenças [não foram poucas] entre o filme e o livro. Quem já viu o filme [como é o nosso caso] não tem como não citar essas diferenças e fazer uma comparação é inevitável, por isso vale a pena ler também o livro.

Na obra escrita, Jamie é tratada com respeito, por mais que as pessoas do colégio a achem estranha. O mesmo percebemos com Landon. Apesar de ele aprontar e ser um bad boy, ele não a trata com tanta frieza como é mostrado no filme e nem é tão louco [o máximo que ele faz é comer amendoim à noite no cemitério com os amigos].  Mas tudo isso pode ser explicado pelo fato de a história (no livro) se passar na década de 50 – os adolescentes típicos daquela época não poderiam ser os mesmos da atualidade.

Enfim... para quem viu o filme e acha “ah, já sei a história, não vou ler o livro”, sugerimos que leia o livro. Os personagens são diferentes, a história se passa em outra época... . Nós já gostávamos do filme, mas o livro é muito melhor!!! Como diria Landon: “No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei” (página 11).

Capa brasileira do filme                Capa original do filme





By Alessandra e Débora

Poderá gostar também

3 comentários

  1. O filme é tão liiindo! Ah, os livros são sempre melhores, hahaha. Eu estou dooida para ler este livro, parece tão gostoso. O Nicholas é foda, né USHAUHSAUH e o ator é lindo QQ Tá Parei.

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Eu morro de vontade de ler algum dos livros de Nicholas, mas faltou tempo eu acho rsrsrs
    Lembro que á uns anos atrás só se falava desse filme! Fui assistir só quando a 'modinha' parou, gostei bastante!
    Meu unico problema é que enrolo pra ler livros em que eu já sei que vou chorar kkk
    Adorei a resenha!

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Heey meninas! Bah, eu adorei tanto o livro quanto o filme (Shane *-*), mas também acho que o livro é melhor! E vocês apontaram exatamente as mesmas diferenças que eu percebi quando li!
    Anyway, Nick é divo sempre hehe (L)
    Ótima resenha!
    Beijoca!

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram