Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 16 de julho de 2011

Book Blogger Hop #16 + Meme Literário


Importamos para o nosso blog o Book Blogger Hop! A ideia é das gurias do blog Murphy's Library, que criaram a versão brasileira inspiradas na versão em inglês do Crazy For Books. A ideia é conhecer um pouco mais dos blogueiros literários.

O meme funciona da seguinte forma: toda semana, as gurias postam uma pergunta. Quem quiser responder, coloca o selo do Book Blogger no seu blog e linka o seu post no Murphy's Library.

Essa última semana, a pergunta foi:


Alessandra: Geralmente eu adquiro meus livros por meio de compra pela internet, já que os preços ficam mais em conta se comparado nas lojas físicas. Alguns outros são adquiridos por meio de parceria, quando alguns autores/editoras mandam seus livros para resenhas. Na época do colégio eu costumava ir na biblioteca e alugar algum livro, mas agora, que acabei o colégio, fica meio difícil de ir em alguma biblioteca, mas eu AMO toda a atmosfera de uma (*-*). E no momento não uso nenhum site de troca de livros... futuramente, quem sabe. 

Débora: Gosto de comprar mesmo. Como já sou formada na faculdade, não posso mais usar a biblioteca para empréstimos :(  Tinha também cadastro numa biblioteca pública aqui de Porto Alegre, dessas que tu paga um valor simbólico de sócio no ano, mas há algum tempo não uso, até porque tenho uma pilha enorme aqui pra ser lida hehehehe!  


E, como é sábado, aproveitamos para responder um outro meme literário indicado pela Mi, do blog Minha Vida Literária.


1- Por que entre tantas atividades você prefere ler?

Alessandra: Desde criança sempre gostei de ler. Talvez por se desligar de tudo e entrar numa outra "realidade". Por exemplo: não teve um livro Harry Potter que eu não me pegasse pensando "Eu também quero fazer isso", sendo que é algo que não existe... Enfim, é uma maneira de se reiventar e deixar a imaginação a solta. Não há barreiras. 

Débora: Desde que aprendi a ler, ganhei livros de presentes e sempre fui incentivada, tanto em casa, quanto na escola em que estudava (na verdade, até antes de começar a ler). Então, pra mim, foi um processo natural e, à medida que ia crescendo, tomava mais gosto pela coisa...não teve aquela pressão dos pais para eu ler, sabe?! Adorava criar universos à parte (ohh criança criativa), elaborar filmes mentais e coisas do tipo... Mas a leitura está entre as atividades que eu gosto, não é a única - ainda tem música e filmes, que eu também adoro.   

2- Por que gosta de ler livros físicos (se na era da Internet, muitos lêem por ela)?

Alessandra: Eu tenho um vício que não consigo largar e nem quero: cheirar as páginas de livros. Amo amo amo amo amo. Se eu fosse ler pela internet, eu não poderia desfrutar desse delicioso cheiro de páginas. E outra coisa: ficar muito tempo no computador me dá dor de cabeça... o que não é muito legal. E eu gosto de ter o livro na minha estante!! Acho lindo uma estante cheia de livros e bem arrumada.

Débora: Eu simplesmente tenho o ritual da leitura (ai que louca), mas é verdade. Gosto de sentir a textura das páginas, o peso do livro, o ato de folhear e, o melhor, o cheiro das folhas (isso vicia e estou falando sério hehehe). 

3- Por que comprar livros?

Alessandra: Ora, para poder lê-los e ter aqui comigo para que eu possa reler a qualquer hora que eu queira.

Débora: Porque sou um pouquinho (só um pouquinho, juro) ciumenta com as minhas coisas, então gosto de ter. E, principalmente, porque aumento o acervo da minha biblioteca particular hehehehe!

4- De onde vem seu incentivo de leitura, os blogs literários tem alguma influência nele?

Alessandra: Amo ler livros desde que eu me conheço por gente. Mas devo admitir que o meu maior incentivo foi a minha irmã Débora (Te amo Déééé hahaha). Sempre nas férias, quando ficava aquele tédio na praia, a Débora surgia com um livro, e eu, sendo a irmã caçula, ia lá copiar ela: pegava um livro e lia. Peguei o gosto e não larguei nunca mais a leitura. O blog literário é uma consequência dessa paixão por livros.

Débora: Te amo também Ale hehehehe! Mas como ela disse, o blog foi consequência do amor pela leitura. E como respondi na primeira pergunta, a leitura foi um processo natural e não obrigação. Aqui em casa, livro sempre teve espaço e desde cedo nossos pais nos levavam à Feira do Livro aqui de Porto Alegre, bibliotecas e livrarias. Ainda tenho muitos livros e gibis (HQ) de quando era criança que guardo com carinho - livros do Pedro Bandeira, Os Karas, Coleção Tesouro Disney, Vagalume...

5- Você lê o que está na moda ou segue algum escritor que te agrada?

Alessandra: É sempre bom ler lançamentos. Eu, pessoalmente, gosto. Mas sempre tem livros antigos que eu me interesso. Tem alguns escritores (as) que eu gosto bastante e sempre tento ver outros livros deles (as) que eu possa me interessar. Exemplos: Stephen King, Meg Cabot, Paula Pimenta entre outros.

Débora: Leio os autores que eu gosto e os da 'moda' leio só se me interessar. Tem muitos títulos atuais, que fazem sucesso entre blogueiros, mas que eu não tenho curiosidade em ler. 

6- Ler um livro atrás do outro faz bem?

Alessandra: Mal que não faz hahaha. Por que faria?? Até hoje nunca fiquei doente ou algo do tipo por ler um livro atrás do outro.

Débora: Se as histórias não forem muito parecidas, o que poderia dar um nó no cérebro, não tem problema não heheheheh!

7- Indique blogs para responder o Meme e AVISE-OS.

Indicamos todos os blogs parceiros!

9 comentários:

  1. Olá, adorei as respostar... muito bom mesmo!
    E realmente quem não gosta de olhar sua biblioteca particular e vê que ela ta crescendo e que tem coisas ótimas lá?! Compartilho desse ciuminho, apesar de no meu caso ser um ciumezão kk'
    Beijos
    Madú
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  2. Xiii, pelo visto este tal de vício em livros é geral mesmo, hiauhiau, se eu fosse responder estas perguntas, tenho certeza de que minhas respostas seriam bem parecidas com as de vocês.

    Amo livros simplesmente!

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  3. Normalmente eu pego em bibliotecas públicas...estou inscrito em 3, no mínimo!! Quando não tem o livro que eu quero, ou alguém já pegou, eu procuro algum conhecido que possa ter o exemplar! Mas se nenhumas das alternativas resolver o meu problema, eu sou obrigado a comprar mesmo!!

    ResponderExcluir
  4. Eu também compro mais internet ;)

    Adorei as respostas de vocês! E compartilho do vício de cheirar as páginas hehehe!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Na maioria das vezes eu compro meus livros nas livrarias mesmo ou es cebos e alguns eu ganho!!bjs
    http://www.diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu também amo a atmosfera de uma biblioteca, meu sonho é fazer um tour por um monte *--*. Tanto que quando vou pra daqui da minha cidade, que nem é grande coisa, fico no mínimo umas duas horas (se me deixarem, mais). Eu também acho que vale bem mais a pena pela internet... mas nem sempre a gente resiste, né?
    Beijos,
    Isa Pina ~ portal dos livros

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho todos esses hábitos e vícios (cheirar as páginas, especialmente *-*)... Hehehehehe! ;D

    Um sonho: ter minha própria 'biblioteca' em casa com aquelas escadas que rolam...! xDD

    ResponderExcluir
  8. ADOREI meninas ^^

    Me identifiquei com vcs, aqui em casa tb é assim... Exemplo a ideia do blog foi minha, mas minha irmã (caçula) está presente em tudo no blog, e é assim com os livros tb, a gente até faz vaquinha qnd estamos meio sem dinheiro... ^^

    beeijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá...show esse meme...ler é muito bom né? Eu adoro escolher na inetrnet e fazer aquela listaaa de compras, ler eu gosto no meu quarto..em silencio..:)

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...