"Cilada" de Harlan Coben

quinta-feira, julho 21, 2011

"Cilada"
Autor: Harlan Coben
Tradução: Marcelo Mendes
Editora: Sextante
272 páginas

Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Leia mais.




Wendy Tynes é repórter, viúva e mãe. Trabalha num programa na NTC News que tem como objetivo desmascarar pedófilos. Um dia, Wendy recebe um e-mail anônimo que cita Dan Mercer, um homem além das suspeitas, como um abusador sexual de crianças. Com essas informações em mãos, Wendy resolve criar uma armadilha para pegá-lo.

Enquanto Wendy se preocupa com a resolução do caso, na mesma cidade a família McWaid sofre com o desaparecimento repentino da filha Haley, uma adolescente que cursava o seu último ano no colégio, amava a família e os amigos, e não tinha nenhum motivo para fugir de casa.

Aparentemente, nenhum dos fatos possuem ligação. Porém, durante as investigações, o iPhone de Haley é encontrado no quarto de hotel onde Dan se hospedava. Este, por sua vez, enquanto alega ser inocente, é brutalmente assassinado na frente de Wendy Tynes.

Wendy segue seu instinto, que diz que algo está errado e vai atrás de informações a respeito do passado de Dan. Ela precisa esclarecer tudo e achar respostas, pois, caso contrário, pode ter causado a morte de um inocente.

Como pode-se ver, a protagonista da história é a repórter Wendy, mas como o livro é narrado na 3º pessoa, é possível ver a visão dos outros personagens envolvidos na trama, o que eu acho muito bom para esse tipo de história (suspense policial), já que tu vai investigando junto, relacionando os fatos, criando hipóteses.

E o que falar sobre a protagonista Wendy? Por ser uma jornalista investigativa, Wendy tem faro muito apurado (para mim, ela parecia mais investigadora) e raciocínio muito rápido, ligando os fatos que depois fazem o maior sentindo - em algumas partes, era difícil de enxergar a ligação entre eles. Como não podia deixar de ser, Wendy é uma personagem forte, com personalidade. Não se deixa abater por qualquer coisa, mas que ainda guarda rancor pelo que aconteceu com o marido que foi morto - não vou falar muito, pois é aí que a mensagem principal da história aparece.

A questão do “perdão” é muito visível nesta história. Nem todo mundo consegue “perdoar” o outro... e é isso o que o livro quer transmitir acima de toda essa parte de investigação: o ódio e a vingança, quando o alimentamos, fazem com que “acabamos deixando de lado as coisas que realmente importam” (pg. 251). Eu achei muito bonita essa mensagem e é esse o maior desafio de Wendy: perdoar o verdadeiro culpado da morte de seu marido. Mas será que ela vai conseguir fazer isso? Perdoar alguém que tirou a vida de seu marido e que abalou a família?

Em busca de respostas para essas perguntas e de solução para a investigação que serve como pano de fundo é que gira a história desse livro que mais parece um quebra-cabeça. Durante todo o tempo, tu tenta montar/procurar fatos para interligá-los, até que aparece outra prova e precisamos voltar no raciocínio. Para quem gosta de investigação/tema policial, super recomendo a leitura.  

By Alessandra



Poderá gostar também

7 comentários

  1. Alê, primeiro, parabéns pela resenha, tá ótima!
    Fiquei super curiosa pra ler o livro ^^
    Parece ótimo, e adoro suspenses policiais!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com esse tipo de abordagem! É necessário pensar, para juntar um fato ao outro, e assim começam as hipóteses, fazendo com que o leitor invente a sua própria história na tentativa descobrir o que realmente aconteceu!!! Fiquei curioso para saber o final!!!

    ResponderExcluir
  3. Heey!

    Adorei a resenha, muito legal. Parece ser um bom livro, fiquei curiosa para lê-lo...

    Achei a capa bem intrigante.

    Beijoos;*

    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho este livro e estou maluca pra ler ele, pena que meu marido esta a mais de um mês com ele e não termina nunca, hiuahiua.

    ResponderExcluir
  5. Nossa esse livro parece ótimo!!! Adorei seu blog e já virei sua seguidora! Beijão

    http://adoravelnecessaire.blogspot.com
    @pathyamorinha

    ResponderExcluir
  6. muito boa a resenha do livro! jah tinha lido outras mas não consegui entender bem do q se trabava a história, essa esclareceu bastante^^ fiquei curioso para ler o livro!^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  7. Oie, Este livro parece ser bastante forte...muitoo boa a resenha!!!

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram