"De volta à Caixa de Desejos" de Ana Cristina Melo

sexta-feira, julho 29, 2011


De volta à Caixa de Desejos
Editora: Usina das Letras/Vermelho Marinho
288 páginas

Sinopse: Para quem se encantou com a protagonista de Caixa de Desejos, uma menina sensível e inteligente que viveu uma tumultuada passagem para a adolescência, vai se identificar muito mais com essa continuação, quando ela está às vésperas de completar 18 anos. Marília, uma jovem apaixonada pela literatura, prestes a entrar na fase adulta, vive de novo as turbulências desse rito de passagem. 




Atenção: esta resenha contém spoilers do primeiro livro da série Caixa de Desejos.

“Para alcançarmos nossos sonhos, nem sempre o melhor caminho é uma linha reta”. (pg. 281)

Quem leu a resenha do primeiro livro da autora, “Caixa de Desejos”, sabe que ficamos com gostinho de quero mais ao final do livro. Para nossa alegria, Ana Cristina Melo continuou a história da personagem Marília em um livro maior que o primeiro (que era bem curtinho), mas mantendo o mesmo jeito leve de escrever.

Em “De volta à Caixa de Desejos”, encontramos os personagens já na adolescência e enfrentando os dilemas típicos da idade. Marília, a personagem principal, está no Ensino Médio, se preparando para o vestibular enquanto sua irmã Francine mora em Paris, junto com a atrapalhada mãe. Para ela, sua vida até então era perfeita e seguia sua normalidade, tanto que sua caixa de desejos, dada pela avó Laurinda, estava ‘aposentada’ e não era usada há alguns anos.

No entanto, chega um momento em que Marília se sente no meio de um furacão, em que tudo na sua vida parece uma bagunça. A sua casa, antes tranquila, agora é palco de brigas constantes entre seus pais que estão a ponto de se separar. Seu namorado Rafael, que parecia ser um cara legal, se revelou possessivo e seu ciúme começa a sufocar. A amizade com Joana, uma de suas melhores amigas, passa por questionamentos. A chegada repentina de Joca, sobrinho-neto de sua avó Ida, balança ainda mais a família. Enfim, de repente Marília se sente angustiada e percebe o quanto sua vida mudou nos últimos anos. Sua angústia é tanta que a faz voltar a sonhar com sua vó Laurinda e a recorrer novamente à caixa de desejos, mesmo sem saber o quê precisamente pedir.

É por essas situações que o leitor acompanhará Marília, sendo muito fácil criar empatia pela personagem. A autora consegue descrever seus sentimentos de forma que começamos a entendê-la e até nos identificar. É interessante poder viver junto com Marília as dúvidas, angústias e alegrias que a nova fase de sua vida lhe apresenta. Marília e sua irmã Francine estão agora amadurecendo, entrando para a vida adulta, tendo que fazer escolhas um tanto difíceis e significativas. Acompanhar essa transformação nos faz criar um carinho por essas personagens que conhecemos crianças no primeiro livro.

Além disso, a autora escreve de forma a tornar a leitura agradável, como deve ser um livro infanto-juvenil. A escrita é super bem feita, concreta e leve, bem informal, o quê dá um toque de naturalidade à história, como se estivéssemos conversando ou vivenciando os momentos junto de Marília.  É um livro que recomendamos especialmente para aqueles que estão começando a criar o hábito da leitura, por ser uma leitura prazerosa e que flui, além de ser de uma autora nacional, o quê nos enche de orgulho.

Ah, os comentaristas dessa resenha participarão do sorteio de marcadores autografados pela autora (mas tem que ser seguidor do blog e pedir o marcador em um comentário consistente hehehe – válido até 05 de agosto).

By Débora e Alessandra

Poderá gostar também

6 comentários

  1. Parabéns pela resenha! Já li Caixa de Desejos e curti bastante e estou ansiosa para ler De Volta à Caixa de Desejos. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai que fofura né, eu também amei este livro ( e o primeiro da Ana Cristina também).
    Gostei bastante da resenha de vocês e por coincidência, amanhã sai a resenha dele no meu blog....
    Uma delícia esta história!

    Balaio de Livros.

    ResponderExcluir
  3. Aina não tinha ouvido falar do livro
    mas me interessou bastante.
    Bjimmm

    http://epilogosyfinais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mais uma resenha aqui que tenho que pular porque não li o primeiro livro!
    Não posso participar do sorteio né?
    Hahaha...Folgada nem um pouco! :P
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie. Estou lendo tantas resenhas deste livro, mas estou percebendo que preciso ler primeiro A Caixa dos Desejos, hehehe, por ando perdida nessas resenhas...:)
    Mas mesmo assim, gostei do post. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar sobre esse livro, mas ainda não li o primeiro... ;D

    Parece ser um bom livro, sem contar que tem uma capa bem interessante.

    E eu quero o marcador autografado! ;P

    Beijoos;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram