quinta-feira, 8 de setembro de 2011

"O Mundo de Vidro" de Maurício Gomyde


“O Mundo de Vidro”
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto 71
235 páginas

Sinopse: Até onde pode ir a paixão de uma pessoa por outra? Como, quando e por que começa? Até que ponto pode-se cometer alguma loucura para fazer parte da vida de alguém? Quais as consequências da paixão avassaladora incompreendida? Nesse seu primeiro e hilariante romance, Maurício Gomyde retrata o cotidiano de um cidadão normal como tantos que se vê por aí em qualquer canto, tentando responder estas aparentemente simples perguntas. Passeando com extrema facilidade tanto pela liguagem refinada e sutil quanto pela tosca, Maurício Gomyde nos brinda com um livro de leitura fácil e extremamente agradável.




Olá pessoal! Hoje viemos com a resenha do livro “O Mundo de Vidro”, do nosso autor parceiro Maurício Gomyde.

Para sermos sinceras, não sabemos nem como começar a falar desse livro, de tão boa e agradável que foi a leitura dele. Sabem aquelas histórias bonitas, reais, engraçadas e cativantes? Então, tudo isso se aplica a esse livro.

A história tem como tema principal o início do amor entre duas pessoas totalmente diferentes, sendo contada a partir da virada do ano de 1999-2000, quando os personagens ainda não se encontraram. Cada um deles nos é apresentado vivendo esse momento e, a partir daqui, já é possível traçar suas personalidades. Ele, na faixa dos 30 anos, é morador de aluguel, gente boa, mas solitário e com poucos amigos, músico frustrado, funcionário de repartição pública, tímido; Ela, com seus 20 e poucos anos, gosta de esportes e medicina alternativa, corpo escultural, formada em jornalismo e economia, independente, com casa própria, muitos amigos e feliz por estar noiva.

Como se pode notar, as diferenças entre os dois personagens são evidentes e é justamente isso que vai favorecer as tiradas de humor do autor, afinal, como a história gira em torno da construção de um relacionamento (a primeira troca de olhares, a aproximação, a primeira conversa...) , essas características entrarão em choque e as situações de humor estão garantidas. É importante salientar que essas situações não são forçadas e a graça está na forma como os personagens as encaram, nos seus pensamentos, na maneira como se expressam.

A narração é feita em terceira pessoa e os personagens principais não são nomeados pelo autor, sendo chamados simplesmente por “Ele” e “Ela”, o quê, de certa forma, se justifica com a narração distanciada. E isso nenhuma forma prejudica a história, pelo contrário, permite que o leitor se sinta também um observador da vida dos personagens. No início, pode-se até estranhar essa falta de nomeação, mas, com o decorrer da leitura, não saber os nomes dos personagens se torna apenas um detalhe, pois os conhecemos tão profundamente, seus defeitos, inseguranças e qualidades, que se pode dar o nome que quiser.   O autor intercala a narração das partes, contando em capítulos diferentes o dia-a-dia de cada personagem até o momento em que seus caminhos se cruzam, o quê nos fez pensar imediatamente em destino (duas pessoas que, a princípio, não tem nada em comum, passam a ser tão importantes uma para a outra a ponto de mudar seu jeito de ser e seus planos).

Outro ponto positivo da história foi a inversão dos papéis. Estamos acostumadas com histórias em que as mulheres são as românticas e sonhadoras enquanto os homens, num primeiro momento, evitam ou fogem do amor. No “O Mundo de Vidro”, ocorre o contrário. É ele quem vai se apaixonar à primeira vista por ela e fazer de tudo para conquistá-la, passando por muitos obstáculos e inseguranças.

Enfim, a leitura desse livro foi extremamente agradável, naturalmente engraçada, mas ao mesmo tempo romântica e delicada (achamos linda a definição do título do livro, feita na metade da história). Impossível não se apaixonar pelos personagens, rir dos seus pensamentos e situações, ficar na torcida e expectativa pelo final feliz... Altamente recomendado!

By Débora e Alessandra

Obs: Quem quiser adquirir o livro, clique aqui.

16 comentários:

  1. eu me diverti muito lendo esse livro. a história é super simples, mas tem todas as particularidades e o humor que tornam tudo único, leve e muito engraçado :D

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Eu também gostei bastante do livro, tem uma narrativa simples e agradável ! Parabéns pela resenha...

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  3. Meninas, primeiro de tudo, adorei a resenha conjunta! Parabéns, ficou ótima!
    Estou cada vez mais curiosa pela leitura desse livro!
    Adoro quando o humor não é forçado, adoro romances delicados como esse parece ser e adoro histórias completas, que nos fazem rir e chorar, que nos divertem e nos trazem reflexões.
    Esse parece ser um ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler O Mundo de Vidro. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, quero agradecer imensamente pela resenha. Obrigado pelas palavras!

    Espero que seus leitores gostem e que continuem sempre prestigiando os novos autores nacionais.

    Em novembro lanço o novo livro, chamado "Ainda não te disse nada", e espero que curtam este também.

    Quem quiser saber um pouco mais, falo dele no www.mauriciogomyde.com

    Beijos e sucesso, sempre.
    :)

    ResponderExcluir
  6. Se eu não tivesse lido a resenha de vocês provavelmente nunca iria me interessar por ele.
    Quero ler ele agora >.<

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha, agora fiquei curiosa pra ler o livro. Tô precisando de histórias bonitas e românticas. E, se forem delicadas e surpreendentes, melhor ainda.
    Eu gosto dessa inversão de papeis, do homem ser o romântico da história, de ele se apaixonar à primeira vista e correr atrás.
    Me lembrou muito a música Eduardo e Mônica, com as diferenças gritantes entre os personagens. Não sei, talvez seja viagem minha.

    ResponderExcluir
  9. Amei a resenha. Estou louca pra ler esse livro *-*

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido muito falar desse livro e agora com essa resenha me deu ainda mais vontade de ler. Adorei, a história parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Oii, primeira visitinha por aqui o/
    Adorei seu blog! Muito fofo...
    Estarei comentando seus post!
    E seguindo, me segue também!
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu amei esse livro! Ele é muito boom, leitura muito agradável! A história é tão foa *-*

    Adoreei a resenha ;D

    bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  13. estou louca pra ler esse livro, já :)
    e o proximo livro de maurício ta simplesmente lindo!
    adorei a resenha, espero que eu goste dEle e dEla :D
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Achei legal a resenha feita em conjunto, bem diferente.
    O mauricio tem um estilo próprio de escrever e prende o leitor.
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    rudy

    ResponderExcluir
  15. OMG, preciso desse livro agora!! Amei a história e quero muuuuuuuuuuito mesmo ler, pena que na minha cidade não tem uma livraria boa --' Enfim, realmente adorei ele, e pra quem leu saiba que eu tenho invejinha...

    ResponderExcluir
  16. amei a resenha, quero muito poder ter a oportunidade de ler *_*
    beijos

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...