"Não sou este tipo de garota" de Siobhan Vivian

quarta-feira, outubro 19, 2011

"Não sou este tipo de garota" 
Autora: Siobhan Vivian 
Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas 
Editora: Novo Conceito 
248 páginas 


Sinopse: A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer. 





Natalie Sterling é uma garota que está no último ano do colégio e, junto com sua melhor amiga Autumn, pretende aproveitar ao máximo essa fase pré-faculdade. No entanto, um reencontro poderá redefinir os rumos da história. No primeiro dia de aula, Natalie reencontra Spencer, uma menina da qual tomou conta como babysitter aos 12 anos, mas que agora é caloura na mesma escola e está totalmente mudada, bem diferente daquela ‘garotinha inocente’. 



Apesar de se conhecerem desde crianças, Spencer e Natalie têm personalidades muito diferentes. Enquanto Spencer esbanja sensualidade e acredita que não há nada demais em se sentir atraente, Natalie se preocupa com as boas notas e com o comando do Conselho Estudantil, do qual é presidente após uma acirrada disputa com um dos mais populares de sua escola, Mike Domski. Natalie gosta de participar de seminários, é independente, orgulhosa e um tanto feminista, enquanto Spencer gosta de festas e garotos. 



“Olha só, não faço nada que me deixe desconfortável. Estou sempre no controle. Seja como for, que direito tem alguém de dizer o que eu posso ou não posso fazer com o meu corpo? Não vou me sentir culpada só porque gosto de ser sensual. Não ficarei envergonhada. Parece que esta escola tem um grande problema com esse tipo de coisa.” (fala de Spencer, página 105). 



“A população feminina da Academia Ross obviamente está seguindo o caminho errado. Está mais interessada em obter a atenção da população masculina do que em suas próprias realizações. As garotas estão satisfeitas em serem rotuladas como objetos sexuais. (...) É como se não acreditassem que podem ser reconhecidas por outras coisas, como seus objetivos, seus cérebros e não apenas por seus corpos.” (fala de Natalie, página 88) 



Como dá para perceber, ambas são os dois opostos da mente feminina. Mesmo assim, eventos começam a fazer com que as duas se aproximem e criem certa simpatia uma pela outra. As situações vividas por elas só deixam mais evidente a diferença de pensamento entre as duas e, por causa disso, é muito fácil ficar irritada tanto com uma quanto com a outra, mas não é possível dizer quem está certa ou errada, justamente por elas serem extremos e não estarem, de certa forma, num meio termo. 



O livro, de maneira geral, proporciona uma leitura agradável e leve, com certos momentos engraçados, fluindo bem. O ponto positivo da história é a discussão, de forma sutil e acessível, o tema da sexualidade na adolescência, bullying, insegurança, egocentrismo, aceitação e amizades verdadeiras. No entanto, a história peca em criar personagens esteriotipadas, tornando-a comum, um tanto clichê, de meninas norte-americanas no High School, vivenciando popularidade, fofocas, intrigas e paixões, e isso fica claro já no primeiro capítulo. Por causa disso, o livro não entrou para a nossa lista de favoritos e “top sugestões”, mas o recomendamos para quem está buscando algo ‘água com açúcar’. 





By Débora e Alessandra


Poderá gostar também

11 comentários

  1. Eu esperava muito mais desse livro, e olha que ainda nem li. Mas só pela sua resenha, e por outros comentários, que vi, não é tudo aquilo que eu imaginava ser :/ Ainda mais no detalhe que você mesmo notou, que peca bastante

    xx carol

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Ah, eu quero ler esse livro, é do tipo que eu gosto, haha.

    Ótima resenha.

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Como gosto de clichês e água com açúcar, acho que não vou ter problemas com o livro!
    Ainda não o li, apesar de querer muito! Até tenho meu exemplar aqui, só me faltou tempo mesmo pra ler!
    Adoro quando dois pontos diferentes são confrontados sem que exista um certo ou errado! É muito bom para avaliar as diferentes opiniões e ver com qual você concorda mais!
    Adorei a resenha!
    Beijão meninas!

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo esta falando tanto desse livro que estou ficando com vontade de ler kkkk
    Amei a resenha
    beijos

    http://secretsofbook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muita gente falou bem do livro, mas tiveram alguns, como você, que criticaram esse ponto do livro. Eu ainda não li, mas quero ler assim que possível ;)

    Bj;*
    Naty - Just Books !

    ResponderExcluir
  6. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Introducing you a Book -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  7. Este livro é bem agua com açúcar mesmo. :D

    A história é legal mas não nada demais. Achei ele meio parado e simplório.
    Mas, para quem gosta de coisas mais leves, é bom!

    beijos
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  8. Não dá uma vontade de voltar à escola quando lemos esse livro? rsrs
    Tb não entrou pra minha lista de favoritos, mas é uma leitura gostosinha. :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Convido você a participar do nosso amigo secreto!
    Clique aqui! | Amigo Secreto

    Beijos!
    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  10. Alê e Débora, estou com muita vontade de ler este livro. Mas antes preciso me organizar, é tanto livro que vou acabar tendo uma overdose com tantos, se é que isso é possível... rs
    Mas amei a resenha, bastante esclarecedora!

    Beijinhooos :*

    Tem resenha nova lá no blog, deem uma conferida :)

    http://www.ilusoesnoturnas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Concordo com você, no fato de o livro ser "Água com açúcar", mas achei legal ela ter inserido assuntos nessa situação de High School. Mostrando vários tipos de garotas, as mais liberais, as conservadoras, etc.
    Resenha muito bom!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram