"Não sou este tipo de garota" de Siobhan Vivian
quarta-feira, outubro 19, 2011"Não sou este tipo de garota"
Autora: Siobhan Vivian
Tradução: Marsely de Marco Martins Dantas
Editora: Novo Conceito
248 páginas
Sinopse: A vida é sobre suas decisões e escolhas, e Natalie Sterling se orgulha de sempre fazer as melhores. Ela ignora os caras populares e babacas da escola, sempre ganha medalhas de honra e está prestes a ser a primeira estudante jovem a ser presidente do conselho estudantil em anos. Se apenas todas as outras garotas fossem tão sensíveis e fortes. Como o grupo de novatas que querem ser brinquedos dos jogadores de futebol. Ou sua melhor amiga, que tomou uma decisão idiota que quase arruinou sua vida. Mas ser sensível e forte não é fácil. Não quando uma brincadeira quase a faz ser expulsa. Não quando seus conselhos dóem mais do que ajudam. Não quando um cara que ela já deu um fora se torna o cara que ela não consegue parar de pensar. A linha entre o certo e o errado foi distorcida, e cruzá-la poderá resultar em um desastre… ou se tornar a melhor escolha que ela já imaginou fazer.
Natalie Sterling é uma garota que está no último ano do colégio e, junto com sua melhor amiga Autumn, pretende aproveitar ao máximo essa fase pré-faculdade. No entanto, um reencontro poderá redefinir os rumos da história. No primeiro dia de aula, Natalie reencontra Spencer, uma menina da qual tomou conta como babysitter aos 12 anos, mas que agora é caloura na mesma escola e está totalmente mudada, bem diferente daquela ‘garotinha inocente’.
Apesar de se conhecerem desde crianças, Spencer e Natalie têm personalidades muito diferentes. Enquanto Spencer esbanja sensualidade e acredita que não há nada demais em se sentir atraente, Natalie se preocupa com as boas notas e com o comando do Conselho Estudantil, do qual é presidente após uma acirrada disputa com um dos mais populares de sua escola, Mike Domski. Natalie gosta de participar de seminários, é independente, orgulhosa e um tanto feminista, enquanto Spencer gosta de festas e garotos.
“Olha só, não faço nada que me deixe desconfortável. Estou sempre no controle. Seja como for, que direito tem alguém de dizer o que eu posso ou não posso fazer com o meu corpo? Não vou me sentir culpada só porque gosto de ser sensual. Não ficarei envergonhada. Parece que esta escola tem um grande problema com esse tipo de coisa.” (fala de Spencer, página 105).
“A população feminina da Academia Ross obviamente está seguindo o caminho errado. Está mais interessada em obter a atenção da população masculina do que em suas próprias realizações. As garotas estão satisfeitas em serem rotuladas como objetos sexuais. (...) É como se não acreditassem que podem ser reconhecidas por outras coisas, como seus objetivos, seus cérebros e não apenas por seus corpos.” (fala de Natalie, página 88)
Como dá para perceber, ambas são os dois opostos da mente feminina. Mesmo assim, eventos começam a fazer com que as duas se aproximem e criem certa simpatia uma pela outra. As situações vividas por elas só deixam mais evidente a diferença de pensamento entre as duas e, por causa disso, é muito fácil ficar irritada tanto com uma quanto com a outra, mas não é possível dizer quem está certa ou errada, justamente por elas serem extremos e não estarem, de certa forma, num meio termo.
O livro, de maneira geral, proporciona uma leitura agradável e leve, com certos momentos engraçados, fluindo bem. O ponto positivo da história é a discussão, de forma sutil e acessível, o tema da sexualidade na adolescência, bullying, insegurança, egocentrismo, aceitação e amizades verdadeiras. No entanto, a história peca em criar personagens esteriotipadas, tornando-a comum, um tanto clichê, de meninas norte-americanas no High School, vivenciando popularidade, fofocas, intrigas e paixões, e isso fica claro já no primeiro capítulo. Por causa disso, o livro não entrou para a nossa lista de favoritos e “top sugestões”, mas o recomendamos para quem está buscando algo ‘água com açúcar’.
11 comentários
Eu esperava muito mais desse livro, e olha que ainda nem li. Mas só pela sua resenha, e por outros comentários, que vi, não é tudo aquilo que eu imaginava ser :/ Ainda mais no detalhe que você mesmo notou, que peca bastante
ResponderExcluirxx carol
Oi!
ResponderExcluirAh, eu quero ler esse livro, é do tipo que eu gosto, haha.
Ótima resenha.
Beijos,
Sonhos de Garota
Oi meninas!
ResponderExcluirComo gosto de clichês e água com açúcar, acho que não vou ter problemas com o livro!
Ainda não o li, apesar de querer muito! Até tenho meu exemplar aqui, só me faltou tempo mesmo pra ler!
Adoro quando dois pontos diferentes são confrontados sem que exista um certo ou errado! É muito bom para avaliar as diferentes opiniões e ver com qual você concorda mais!
Adorei a resenha!
Beijão meninas!
Todo mundo esta falando tanto desse livro que estou ficando com vontade de ler kkkk
ResponderExcluirAmei a resenha
beijos
http://secretsofbook.blogspot.com/
Muita gente falou bem do livro, mas tiveram alguns, como você, que criticaram esse ponto do livro. Eu ainda não li, mas quero ler assim que possível ;)
ResponderExcluirBj;*
Naty - Just Books !
VejaBlog
ResponderExcluirSeleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br
Parabéns pelo seu Blog!!!
- Introducing you a Book -
Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!
O seu link encontra-se no item: Blog
http://www.vejablog.com.br/blog
- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -
Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo
Um forte abraço,
Dário Dutra
http://www.vejablog.com.br
....................................................................
Este livro é bem agua com açúcar mesmo. :D
ResponderExcluirA história é legal mas não nada demais. Achei ele meio parado e simplório.
Mas, para quem gosta de coisas mais leves, é bom!
beijos
Bia | Blog Livros e Atitudes
Não dá uma vontade de voltar à escola quando lemos esse livro? rsrs
ResponderExcluirTb não entrou pra minha lista de favoritos, mas é uma leitura gostosinha. :)
Beijinhos!
Convido você a participar do nosso amigo secreto!
ResponderExcluirClique aqui! | Amigo Secreto
Beijos!
Bia | Blog Livros e Atitudes
Alê e Débora, estou com muita vontade de ler este livro. Mas antes preciso me organizar, é tanto livro que vou acabar tendo uma overdose com tantos, se é que isso é possível... rs
ResponderExcluirMas amei a resenha, bastante esclarecedora!
Beijinhooos :*
Tem resenha nova lá no blog, deem uma conferida :)
http://www.ilusoesnoturnas.blogspot.com/
Concordo com você, no fato de o livro ser "Água com açúcar", mas achei legal ela ter inserido assuntos nessa situação de High School. Mostrando vários tipos de garotas, as mais liberais, as conservadoras, etc.
ResponderExcluirResenha muito bom!
Beijos.
Mariana Sampaio
Blog Tijolinhos de Papel
- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.