"Glimmerglass: O encontro de dois mundos" de Jenna Black

sábado, fevereiro 25, 2012

"Glimmerglass: O encontro de dois mundos" - Livro 1 da série Faeriewalker
Autora: Jenna Black
Tradução: Cristina Calderini Tognelli
296 páginas

Sinopse: Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. Leia mais.





Demorou um pouquinho pra sair a resenha devido aos problemas técnicos que já comentamos aqui no blog, mas cá estamos.

Antes de começarmos a falar de fato da história, precisamos comentar a capa desse livro: divina. Quem acompanha blogs literários provavelmente já ouviu ótimos comentários a respeito da arte dessa capa que, simplesmente, chama os nossos olhos. A editora Universo dos Livros está de parabéns pelo trabalho. 

A capa, com esse toque de magia, passa bem a atmosfera féerica que será o tema abordado no livro que tem Dana como protagonista, uma adolescente americana de 16 anos. Dana, apesar da pouca idade, assume responsabilidades do mundo adulto ao ter que cuidar de si e de sua mãe alcoólatra e depressiva, em mudanças constantes de cidades, o que faz com que ela não estabeleça vínculos com ninguém. Essa 'fuga' permanente nos cativa logo nas primeiras páginas do livro, pois nos faz perguntar qual o mistério por trás disso. 

Cansada dos problemas maternos e da instabilidade de uma vida sem endereço fixo, Dana resolve ir atrás de seu pai, Seamus Stuart, buscando o suporte e a atenção que considera ideais. É assim que Dana vai parar em Avalon, uma cidade entre os limites do mundo mágico (féericos) e real (humanos). No livro, Avalon não é uma cidade escondida ou mantida em segredo, pelo contrário, ela está presente até em guias turísticos. "A magia singular de Avalon era a de que a cidade existia tanto em Faerie como no mundo mortal - era o único local em que os dois planos de existência se sobrepunham". (pg. 14) Mas, ao colocar os pés em Avalon, os planos de Dana não seguem conforme o previsto e, a partir daí, a história se desenrola misturando muita intriga, suspense e romance.

Esse é o primeiro livro que lemos da autora Jenna Black e podemos dizer que ela tem uma escrita maravilhosa que nos conquistou. A narrativa flui com bastante naturalidade, com diálogos bem desenvolvidos e divertidos. Não só os diálogos são como também alguns pensamentos de Dana - que é quem narra a história.Demos boas risadas com as confusões e dúvidas da personagem.

Outro ponto positivo da escrita de Jenna é a capacidade de tocar no assunto do alcoolismo do ponto de vista de uma jovem, tornando a situação da personagem real através da verossimilhança, mas com certa leveza e humor. As situações que Dana enfrentava no colégio e em casa por causa da dependência de sua mãe nos passaram a sensação de pura realidade, favorecendo a nossa empatia por ela. Não a achamos enjoativa ou cansativa, mas verdadeira e engraçada, apesar dos problemas.

Além disso, juntamente com Dana, aprendemos um pouco mais sobre o 'mundo das fadas', pois a proposta do livro, para nós, era novidade. Já tínhamos lido livros envolvendo o mundo féerico, mas nenhum chegou a aprofundar questões sobre esses seres. Mas, dessa vez, pudemos esclarecer alguns temas como hierarquias e disputas entre seelie e unseelie. 

Ahh, não podemos esquecer de citar a construção do livro que foi composto com capítulos curtos e folhas amareladas, o que muito nos agrada ;) Leitura recomendada!

Já estamos com o Shadowspell aqui em casa e estamos ansiosas pela continuação e revelações que estão por vir! Logo logo, resenha da continuação sai aqui no blog. 

By Dé e Ale

Poderá gostar também

13 comentários

  1. Oi meninas!
    Eu já não gostei tanto de Glimmerglass... Diferente de vocês, não gostei da Dana, ela me irritou um tiquinho hehe!
    Mas a escrita da autora é mesmo ótimo e de arrancar boas risadas!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li Glimmerglass, tem cara de fofo e misterioso ao mesmo tempo, e, como vocês citaram, a capa é mesmo linda.
    Tenho vontade de ler.
    Adoro capítulos curtos, deixa a leitura ainda mais ágil.
    Beijos,S

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Glimmerglass! Abraços!

    http://newsnessa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu não tenho nenhuma vontade de ler esse livro! Já vi resenhas positivas e negativas, mas não sei. A ideia do livro não me atrai muito.

    bjs
    entreumlivroeoutro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Ainda não li esse livro, mas a resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo!

    Sucesso com o blog!
    Beijos :**

    http://salaodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. sinceramente não sei o que pensar desse livro, muitas pessoas não gostaram e outras gostaram, no momento estou curiosa pra ler ele e tirar minhas próprias conclusões, além de que mesmo dizendo " não julge um livro pela capa " - ao pé da letra - a capa desse livro é de se encher os olhos de tão belo.

    ResponderExcluir
  7. Vi várias resenhas do livro, 99% negativas, mas sempre insisti e sempre quis muito ler o livro. E ainda vou ler, a resenha positiva de vocês me deu mais vontade ainda. beijos

    http://estantedecristal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, e a sua resenha me deixou com mais vontade *-* Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro deve ser lindooo, adoro histórias que envolvem fantasia. Apesar de também ter lido resenhas negativas eu quero muito ler este livro.

    ResponderExcluir
  10. Cara Quero tanto ler esse livro, mais tem muita gente que fala mal dele não da nem vontade de compra desse jeito mais eu amei a sua resenha ;D

    ResponderExcluir
  11. Eu quero muito ler esse livro, pois adoro As Brumas de Avalon e ver algo parecido com isso de forma adolescente deve ser maravilhoso! Eu me apaixonei por esse livro desde que o vi na bienal ano passado, porque a capa é lindaaaaaa, mas pena que em todos os lugares que vejo ele é muito caro :/ Adorei sua resenha, está de parabéns :)

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei muito do blog, tem um ótimo design e por essa resenha vi que as matérias são ótimas.
    Da primeira vez que vi Glimmerglass estava no aeroporto de Natal, voltando pra São Paulo, entrei na livraria e foi o primeiro livro que vi, infelizmente não pude levar (T.T) e estou a mais de dois anos querendo ele, mas nunca tenho oportunidade, assim que bati os olhos na capa fiquei encantada, é verdade a editora trabalhou muito bem nela e pelo que vi das dos próximos volumes são tão lindas quanto esta!
    Sabe, já li muitas resenhas desse livro, mas nenhuma me agradou tanto, vocês duas estão de parabéns, ficou muito boa abordando o que o livro nos oferece sem contar partes do enredo gerando interesse ainda maior para com o ele, verdadeiramente eu adorei e pretendo seguir o blog com afinco.
    Até breve.

    Hangman.

    ResponderExcluir
  13. adorei a resenha, to querendo ler esse livro faz tempo! Sou apaixonada por livros de capas bonitas! :D

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram