Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"O Clube do Biscoito" de Ann Pearlman

"O Clube do Biscoito"
Autora: Ann Pearlman
Tradução: Sibele Menegazzi
Editora: Bertrand Brasil
294 páginas

Sinopse: Todos os anos, na primeira segunda-feira de dezembro, Marnie e suas doze amigas mais íntimas se reúnem para uma festa, trazendo um montão de biscoitos caseiros lindamente embrulhados. Além dos biscoitos, todas devem comparecer com quitutes, vinho e, lógico, muitas e deliciosas histórias. Este ano, por diversos motivos, o encontro será especialmente importante. A filha mais velha de Marnie está passando por uma gravidez de risco. Quem sabe, ao fim da reunião, vamos descobrir como terminará essa história. O pai de Jeannie está traindo a esposa com a melhor amiga da filha. Quem mais sabe sobre o caso? Mesmo entre amigas tão íntimas quanto elas, será possível simplesmente passar uma borracha e perdoá-los? O marido de Rosie não quer filhos; ela precisará decidir, muito em breve, se isso é motivo para terminar tudo. E não para por aí: após ser deixada pelo marido, a vida financeira de Taylor está em derrocada. Cada mulher, cada amiga tem uma história para contar, e elas estão todas entrelaçadas, assim como suas vidas.

Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje a resenha é do livro “O Clube do Biscoito”, da autora Ann Pearlman. Em uma palavra, é um livro de-li-ci-o-so. Diferente dos últimos livros que li ultimamente, mas com um tema que eu adoro e sempre me conquista. Estou falando da amizade, mas dessa vez entre mulheres de diferentes faixas etárias que dividem suas conquistas e perdas no encontro anual que promovem na época do Natal: o Clube do Biscoito em que, como diz o slogan do livro, “o ingrediente mais importante é o amor”.

A história do livro é narrada por Marnie, uma mulher na faixa dos 50 anos, mãe de Sky e Tara, e que, apesar das desilusões amorosas que já teve, ainda acredita poder dividir uma vida ao lado de uma pessoa. É Marnie uma das fundadoras e, por isso, a biscoiteira líder do Clube do Biscoito que nada mais é do que o encontro de 13 amigas na primeira segunda-feira de dezembro.  Todo ano, elas se reúnem em clima natalino para compartilhar suas vitórias e tristezas e abrir o baú da memória, revivendo momentos marcantes que já tiveram. Tudo isso acompanhado pelos mais deliciosos biscoitos que cada uma prepara especialmente para a data e distribuem entre si e para a caridade.  

O livro é construído com cada capítulo destinado à apresentação de uma das amigas do Clube do Biscoito, mas contado sob a perspectiva de Marnie em forma de flashback.  As histórias de todas essas mulheres se costuram e convergem para o ponto comum: o encontro de todas elas para a reunião do clube que já ocorre há anos. Por causa disso, o clube se torna o momento de confraternização e partilha de alegrias, romances, inseguranças, nascimentos, perdas e ganhos. São as mais diversas histórias, desde mudança de emprego, de cidade, divórcios, traições até superação de câncer, abortos, abusos e perdas de entes queridos, o que fortalece os laços de amizade e, por serem o retrato da vida, emocionam e comovem o tempo inteiro.

“O clube do biscoito, no fundo, é um lembrete da alegria. E, é claro, um lembrete de que as amigas sempre ajudam umas às outras a suportar chateações e a celebrar alegrias”. (pg. 08)

Porém, não foram só as belas histórias que me conquistaram. Toda a parte de diagramação está igualmente de parabéns. A capa é linda e traduz bem o clima natalino e gastronômico do livro. Admito que foi o que primeiramente me seduziu e que me fez querer comprá-lo. Além disso, no início de cada capítulo, é apresentada a receita do biscoito que cada biscoiteira está levando para o encontro, assim como curiosidades de alguns ingredientes. Preciso dizer que, a cada capítulo, queria sair correndo pra cozinha pra preparar essas delícias?!

Enfim, a leitura de “O Clube do Biscoito” foi muito agradável e gostosa, mesmo tratando de assuntos por vezes dolorosos. Entretanto, a forma da autora escrever tem um certo tom que torna a leitura leve, doce... acho que é o ingrediente “amor” (ui, Sazón feeling). Talvez isso se deva ao fato de existir um clube do biscoito do qual a autora é biscoiteira, como ela mesmo conta nos agradecimentos... who knows?!  Recomendo a leitura a todos! E alguém aí tá afim de fundar um clube?!

By Débora

6 comentários:

  1. Eu sou doida por esta capa maravilhosa, mas pena que os livros da Bertrand sejam meio caros, mesmo assim que gostaria muito de ler este livro que tenho certeza de que é mesmo muito bom!

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  2. que fofo :D não tenho lido muitos livros que tratem de amizade de uma forma assim tão fofa. e essa capa me deu fome, nham. :9 adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dé!
    Acho essa capa linda, mas tinha um pouco de medo de ler o livro e me decepcionar, mas devo dizer que sua resenha reacendeu minha vontade de lê-lo, o livro parece mesmo ser uma delícia, por suas palavras ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. O livro deve ser muito legal mesmooo!!! Gostei da temática! A ideia de juntar amizade, confraternização e Natal ficou perfeita. Lendo a resenha, deu vontade de comer os biscoitos da história!!! ahshahsah
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  5. Débora!
    Livro DELICIOSO dá água na boca, né?
    Fiquei bem interessada ao ler sua resenha gustativa...kkk
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei essa capa, amei essa estória, nunca li nada sobre ele e achei muito legal tua resenha, fiquei super empolgada para ler.
    Esse clube deve ser show, reunir as amigas para contar os acontecimentos dolorosos e felizes deve dar muitas histórias hilárias e tristes também.
    Quero ler!!!

    Beijão
    Magia Literária

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...