"Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida" de Isa Colli

segunda-feira, março 12, 2012

"Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida"
Autora: Isa Colli
Editora: Baldon
231 páginas

Sinopse*: Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis...! Uma jovem bela e rica passa as férias na casa do avô em Angram, na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, ... médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. 

*tiramos possíveis spoilers da sinopse.




Oi pessoal, tudo bem? 

Hoje a resenha é do livro que recebemos por meio da parceria com a Editora Baldon. Estamos falando de “Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida”, da autora Isa Colli. 

O livro aborda uma história baseada em fatos reais, então, para nós, fica um tanto difícil criticar os personagens em si, por isso, nosso enfoque se dará em cima da abordagem e escrita da autora. 

A narrativa girará em torno de Maria Paula e João Carlos, dois adolescentes que se apaixonam durante as férias de verão. Maria Paula é uma jovem de família importante e rica de São Paulo e que tem por hábito passar as férias na casa do avô Olímpio em Angra dos Reis. Tipicamente mimada, Maria Paula tem por hobby ‘gastar dinheiro’ no shopping, como ela mesmo explica. João Carlos, por sua vez, é um nativo da ilha, filho de um pescador, e que leva a vida tranquilamente como professor de surf. 

Como era possível de se imaginar, Maria Paula e João Carlos rapidamente se sentem atraídos um pelo outro e, mesmo com as inconveniências das diferenças, acabam se entregando ao amor. Tudo parece ir bem para o início de namoro, até que o destino coloca no caminho dos dois uma grave doença que parece testar o amor deles. 

O enfrentamento dessa situação será o tema principal da história que, apesar de não ser surpreendente, mostra o bonito aprendizado espiritual e o amadurecimento dos personagens enquanto enfrentam a doença e o seu processo de cura. De certa forma, o modo da autora abordar esse tema nos lembrou um pouco da escrita de Nicholas Sparks (um romance que é posto à prova por uma situação de dor e sofrimento). 

“... estava, neste momento, entrando na fase mais dolorosa da sua vida, mas também a mais importante na área de descobertas de sentimentos puros e verdadeiros, tão necessários na construção de uma feliz história de vida”. (pg. 138) 

Porém, diferentemente do livro do Nicholas, essa história é baseada na realidade, o que nos fez pensar e diminuir os problemas frente às barreiras e dificuldades que outras pessoas enfrentam. O significado das palavras carinho e amor daqueles que nos são especiais se torna amplo e se torna extremamente importante para a criação de outra palavra: superação. Como diz o prefácio do livro, o ‘melhor remédio para curar tudo é o amor’. A história contada no livro só comprova isso. 

“Não, não podia perder a fé. Esta talvez fosse a mais poderosa arma que poderia usar contra a doença.” (pg. 139) 

Este é o primeiro livro que lemos da autora. Isa Colli tem uma escrita leve e fluída, permitindo que sua obra se enquadre em romance infanto-juvenil (nos lembrou livros que líamos com 12/13 anos). Logo, a leitura é rápida, porém sentimos que a agilidade da autora em escrever também fez que certos momentos fossem acelerados desnecessariamente. O livro é narrado em 3º pessoa, o que possibilita conhecer a visão de todos os personagens sobre os fatos. Recomendamos a leitura.

By Débora e Alessandra 



Poderá gostar também

7 comentários

  1. Nossa o Título me fez lembrar de O verão que mudou a minha vida, vcs já leram? é bem esse estilo de romance de verão :3 Fiquei curiosa, mas confesso q eu tenho um certo preconceito quanto a livros alá Nicholas Sparks, haha. Maaaaaaaaaaas espero poder ler esse aqui da resenha (muito boa por sinal) e mudar de opinião!

    beijos, lu

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas!
    Gostei da leitura principalmente por causa da mensagem que ela transmite!
    Alguns momentos foram mesmo um pouquinho acelerados, mas eu gostei da narrativa da Isa, achei bonita e bem construída!
    Lembra mesmo o Nicholas, mas com uma abordagem diferente né?
    Gostei bastante da resenha :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi gurias, tudo bem?
    Pois é, eu também já li este livro e gostei da história, só acho que ela poderia ter sido mais aprofundada, sei lá, levar às lágrimas mesmo...penso que faltou alguma coisa apesar de o livro ser bom.

    Vanessa - Balaio

    ResponderExcluir
  4. Como você disse ser parecido com as histórias do Nicholas, aposto que deve ser cheio de romance e nos trazendo uma lição de vida, embora eu nao tenha tido tanta curiosidade assim a ler

    xx carol

    ResponderExcluir
  5. Olá!


    Gostei do seu blog, e já estou seguindo, se gostar do meu siga-o também! Bjus

    @AngelKiller_
    http://anime-daiki.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Sempre acho interessante livros em que podemos ver a evolução e o amadurecimento dos personagens. E sendo baseada em fatos reais, a autora deve ter conseguido transmitir aos personagens mais verossimilhança que outros escritores.
    Admito que fiquei curioso, embora o livro não seja do meu gênero.
    Abraço,
    Alexandre.
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca havia ouvido falar desse livro, parece ser interessante, achei muito legal o fato de ter sido baseado em história real, hoje em dia é difícil encontrar um livro assim.

    Me interessei pelo livro!
    Beijos, Anderson
    Hooked for Books

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram