"Pacto Secreto" de Eliane Quintella

sexta-feira, agosto 31, 2012

“Pacto Secreto” - Livro 1 da série Pacto Secreto
Autora: Eliane Quintella
Editora: Novo Século – selo Novos Talentos
357 páginas

Sinopse: Três regras haviam sido reveladas à Valentina. Mas, ela não sabia se existiriam outras regras que teriam sido ocultadas. Tinha certo em seu coração que precisava ter seu pedido atendido. Era o que havia de mais importante. Precisava decidir se assinaria ou não o pacto. É a pergunta que não se cala. Será que Valentina deveria assinar o pacto sem ter certeza do que estava em jogo? O que realmente assumiria se assinasse? E você, assinaria o pacto? Em troca, teria o que pedisse. Poderia ser qualquer coisa...







Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje viemos com o livro “Pacto Secreto”, da autora parceira aqui do blog Eliane Quintella que, carinhosamente, nos enviou um exemplar autografado.  

Alguns de vocês provavelmente já ouviram falar desse livro e, com certeza, somos mais um blog que recomenda sua leitura. Eliane tem uma escrita fluida e, apesar de seu livro girar em torno de um tema capaz de gerar muita discussão (religião, dogmas, Deus e Diabo), a abordagem do drama é leve, muitas vezes divertida, o que possibilita que várias pessoas o leiam.

Já nas primeiras páginas do livro, a autora nos apresenta uma personagem misteriosa e atormentada, que carrega consigo muita dor, culpa e remorso, os quais, de alguma forma, mudaram seu jeito de ser. Já aqui, o leitor se pergunta o que pode ter acontecido com Valentina (ou Tina), a personagem principal que é também quem narra a história. Tina é uma jovem de família rica, que sai com seguranças, mora em uma enorme casa com garagem cheia de carros caros, passa os finais de semana em uma grande fazenda e cuida dos diversos negócios bem sucedidos da família.

Tina também tem uma irmã gêmea idêntica, Sara, com a qual mantém uma forte ligação. Após a perda do pai e de um acidente terrível que mudou o rumo da família, Tina, em desespero, recorre a Deus em suas preces, mas, ao não se ver atendida, acaba apelando ao diabo que manda um sedutor enviado até ela para convencê-la a assinar um pacto capaz de fazer com que todas suas vontades sejam atendidas. A proposta certamente é muito atraente, mas é claro que isso terá um preço a ser cobrado quando Satan achar mais conveniente.  Quais os riscos de concordar em fechar um pacto justamente com Satan? O que ele pode querer dela como ‘pagamento’ da dívida? Será que ela está disposta a pagar?

É em torno dessas perguntas que a história ocorre.  A opção da autora em abordar a escolha entre Deus e o diabo pela personagem pode ser vista sob uma perspectiva mais profunda, como as velhas máximas de que dinheiro não compra felicidade e de que todo mundo tem um preço, não necessariamente medido em termos monetários. Tina também tem seu preço e, obviamente, ele não é material, o que nos faz entender completamente, desde o princípio, a tentação da personagem em fechar um pacto com o diabo. Tina, mesmo repleta de dúvidas sobre os obscuros planos de Satan, nunca mostrou dúvidas em relação ao seu mais profundo desejo. Sempre foi muito convicta e objetiva, com essa meta em mente. O caminho para alcançá-la é que gera os seus questionamentos.

Enfim, o livro nos faz refletir sobre ‘nosso preço’, sobre aquilo pelo qual temos convicção de que valeria a pena arriscar nossas vidas e sobre em quem realmente podemos confiar. A autora, com certeza, conseguiu criar uma história em que isso é posto em xeque-mate.  O livro termina com todas as questões resolvidas, mas mesmo assim há abertura para sua continuação, "Prazer Secreto". O único ponto negativo que conseguimos levantar foi o excesso no uso de adjetivos. Ao nosso ver, a autora poderia ser por vezes mais concreta, com o uso de descrição, ao invés de recorrer diretamente à adjetivação. Porém, esse detalhe não tira nossa recomendação à leitura. Vale a pena!!!  

By Débora e Alessandra 

Poderá gostar também

7 comentários

  1. Achei o livro fraquíssimo :/ Personagens vazios, que reclamam demais.
    Principalmente, a personagem principal, que acha tudo lindo e maravilhoso. Tem uma vida linda, tudo fácil e aos seus pés. Acho isso o maior pecado que existe num livro: pensar demais no enredo e esquecer que os personagens tem que parecer o mais reais possíveis.
    Fora isso, a autora (por sentir vontade de elogiar tudo o que está na vida na personagem principal) não sabia diversificar seu vocabulário, principalmente os adjetivos. Tudo era lindo. Encantador. Etc. :/
    Pena que uma ideia tão boa tenha sido desperdiçada porque a autora não sobre por em prática.

    Abraços,
    Juliana - www.booksjournal.org

    ResponderExcluir
  2. Oiii Débora e Alessandra.
    Estou visitanto o blog pela primeira vez e estou adorando, gostei muita da resenha de vocês, apesar de não ser o eatilo de livro que eu costumo ler, num se se vou colocar na minha lista de próximas leituras, mas foi uma ótima dica.
    Agora vou ver o blog mais pouco, se eu gostar mesmo irei seguir. :)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que me empolguei mais ainda depois da leitura da sua resenha. *-*
    foi pra lista o/
    beijos

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. Olá, confesso que me empolguei com seu blog principalmente pela dedicação com as resenhas! Estou seguindo por aqui e convido as duas a passarem por meu site, estou com um projeto de livro e em breve teremos novidades!

    Aguardo vocês por lá!

    http://divadatiaeni.webnode.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas!
    Também gostei bastante da história e de como a autora a abordou!
    Eu gostei muito de toda a pesquisa que a Eliane fez e colocou no livro, achei bem interessante!
    Gostei bastante da resenha :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Já li enúmeras resenhas deste livro, e sempre fico morrendo de vontade de ler.
    A autora deve ser bem corajosa pra escrever sobre um tema como esse (creio eu).

    Tenho interesse em ler e espero ler em breve...!

    Beijos e boa resenha!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi meninas!

    Eu não costumo gostar de livros com temática sobrenatural, então "O Pacto Secreto" não é um título que vai para a minha wishlist. Mas achei interessante o que vocês comentariam sobre o passado da Tina. Gosto quando autores nos deixam com essa curiosidade de saber o que aconteceu com uma personagem, pois tudo o que sabemos é o quanto o passado refletiu no presente e mudou aquela pessoa.

    Ah..obrigada por nos indicarem para o meme. Ainda não conseguimos responder, pois estavamos com outros dois super atrasados (rsrs), alias, indicamos vocês para eles. Esperamos que gostem de participar.

    Um abraço
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram