Introducing you a Movie: "Valente"

segunda-feira, janeiro 14, 2013

FICHA TÉCNICA
Diretor: Mark Andrews, Brenda Chapman e Steve Purcell
Produção: Katherine Sarafian
Roteiro: Mark Andrews, Steve Purcell, Brenda Chapman e Irene Mecchi
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Animação

Sinopse: A jovem princesa Mérida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Mérida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Mérida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.




"Valente" é mais um filme de animação da Pixar, mas o primeiro com uma princesa. A história de "Valente" tem como protagonista a impetuosa princesa Mérida, filha do rei Fergus e da rainha Elionor e, como pano de fundo, a Escócia medieval e a cultura celta. 






Mérida é uma princesa que vai contra aos padrões já conhecidos, ou seja, é rebelde, não se preocupa nenhum pouco com a aparência, tem o cabelo ruivo, despenteado e cacheado, com o rosto redondo e sem nenhum dom para ser uma lady. Para ela, o importante é estar com seu cavalo e seu arco e flechas. É uma legítima princesa de atitude que quer ser livre para trilhar seu próprio destino ao invés de se casar com um dos seus pretendentes como é esperado por seus pais. Na tentativa desesperada de fazer com que eles, mas principalmente sua mãe, troquem de ideia, Mérida acaba em uma grande confusão que irá mudar seu destino. 


Mérida sempre se identificou mais com seu pai, com quem aprendeu a manusear o arco e flechas e de quem herdou os cabelos ruivos e o espírito guerreiro e rebelde. Já sua mãe, a rainha Elionor, segue sua obrigação social de mulher imposta na época e acredita que o casamento e a etiqueta social são inerentes à vida da mulher.






É interessante analisar que a protagonista foge do casamento em prol de sua liberdade, ato que contraria os filmes tradicionais da Disney. Além disso, não há um príncipe perfeito nem tantos toques musicais e a bruxa não é a vilã da história. O filme se foca num conflito familiar, cheio de personagens marcantes, como é o caso dos irmãos trigêmeos de Mérida que, mesmo sem falas, conseguiram nos cativar.

Certamente "Valente" está de parabéns pela animação, pois seus detalhes são impecáveis. O que mais nos chamou a atenção nesse quesito foi, sem dúvida, o cabelo de Mérida. A animação deixou ele lindo na tela, com seus cachos ruivos e seus movimentos. Lindo, lindo!






Enfim, "Valente" é bonito e comovente, mas achamos que ele demorou para empolgar, dando até um certo sono hehehe. É somente quando a tensão começa a se desenvolver que o filme nos prende por completo (mas isso depois de decorrida metade da história).

Visualmente é um filme impecável e está longe de ter a trama considerada ruim. A aventura em si não chega a ser grandiosa, mas vale para refletir a respeito das nossas escolhas. No entanto, ao nosso ver, não chega a ser uma das melhores histórias da Pixar, mas fica a dica para quem curte uma ótima e bem feita animação. E vocês, já assistiram "Valente"? O que acharam do filme?

Trailer:


By Débora e Alessandra

Poderá gostar também

6 comentários

  1. Oi meninas!
    Pena que vocês acharam isso do começo. Ainda não assisti e espero não ficar com esse soninho inicial também hehe
    O que acho mais interessante é isso de a história fugir do padrão de contos de fadas da Disney!
    Tenho muita curiosidade de assistir!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nós indicamos você para um selinho lá no Escolhendo Livros. Dá uma passadinha lá, tudo bem?
    http://www.escolhendolivros.com.br/2013/01/selo-versatile-blogger-no-escolhendo.html

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei este filme, esta menina de cabelos de fogo me fez dar boas risadas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito assistir Valente. Ouvir falar muito bem dele. (:
    Beijos
    Taci *-*

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você. Não chega a ser um dos melhores, mas a trama e os efeitos são muito bons. O cabelo dela é lindo. Pena que um cabelo cacheado da vida real nao fique assim -.- Quer dizer, o dela é um rebelde controlado. O meu é rebelde, rebelde (não sou ruiva, mas tenho tudo pra ser uma, believe - ah, menos os olhos verdes, obviamente).
    Quando assisti, não sabia do que se tratava. Devo dizer que me surpreendeu, como você disse, sai daquele tradicional das princesas da Disney, e eu gostei bastante. Muito fofo!

    Beijos,
    Leeh - Hangover

    ResponderExcluir
  6. Estou morrendo de vontade de ver esse filme, mesmo sendo voltado para o público infantil, acho que vale pelo visual, né?
    Bjs, LU

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram