Introducing you a Movie: "Intocáveis"

segunda-feira, julho 15, 2013

“Intocáveis”
Direção:  Eric Toledano, Olivier Nakache
Produção: Laurent Zeitoun, Nicolas Duval-Adassovsky, Yann Zenou
Roteiro:  Eric Toledano, Olivier Nakache
Fotografia: Mathieu Vadepied
Trilha Sonora: Ludovico Einaudi
Ano: 2011
País: França
Gênero: Drama

Sinopse: Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.


Olá leitores, tudo bem?!

Hoje a resenha é do filme francês “Intocáveis”. A história, baseada em fatos reais, se passa em Paris e conta
a vida de Philippe (François Cluzet), um rico e solitário aristocrata, culto e apreciador de arte clássica que, após um grave acidente, fica tetraplégico. Na busca por um novo assistente para auxiliá-lo, ele conhece Driss (Omar Sy), o único candidato no processo seletivo sem experiência, mas que lhe parece verdadeiro. Driss é totalmente o oposto de Philippe – um homem saudável, negro, da periferia, pobre, desempregado, sem muito estudo, um tanto malandro, totalmente politicamente incorreto e, visivelmente, sem interesse na vaga de ajudante.

Driss é a companhia com a qual Philippe não está acostumado, cheia de vigor que o tira da monotonia e da vida limitada que levava até então, apresentando para ele um dos melhores remédios: o riso e a arte de viver. Apesar do filme ser um drama e logicamente com carga reflexiva, que poderia deixá-lo pesado, ele traz consigo um humor tão genuíno que é impossível não chorar de rir. Situações divertidas e emocionantes são relatadas de forma muito espirituosa e convincente pela dupla de atores.  São dois extremos que, através do bom humor e da sinceridade, sem pieguice e falsa compaixão, se conquistam mutuamente.

Diante dessas circunstâncias, não é difícil ver a dualidade que o filme apresenta: riqueza X pobreza; negro X
branco; saúde X doença; além do enfretamento de velhas questões, entre elas a principal: ‘dinheiro traz felicidade?’. Entretanto, acredito que, muito mais que isso, “Intocáveis” é um filme sobre a verdadeira amizade e o seu valor. Driss, apesar de não estar tecnicamente apto para o cargo, apresenta uma qualificação incontestável. Ele consegue ver Philippe além da sua condição física, como um igual e não um ‘coitadinho’. Além de medicar, banhar, vestir e ajudar com os exercícios físicos de seu patrão, ele vê ali uma pessoa e, naturalmente, cria um vínculo de companheirismo e de partilha de lições de vida e experiências que transformam um ao outro, apesar de um relacionamento inicialmente improvável.


Acabei de assistir “Intocáveis” com um sorriso no rosto, pois ele é um filme positivo, encantador, com sensibilidade humana e que transborda vivacidade. Um legítimo brinde à vida e ao companheirismo. Logo soube que ele entraria para a minha lista de favoritos e, certamente, o recomendo. Amei!

E vocês, o que acham desse tipo de filme? Pretendem assistí-lo?

By Débora


Poderá gostar também

2 comentários

  1. Oie!
    Achei bem interessante este filme, parece ser emocionante.
    Achei a temática deste filme bem parecida com o livro "Como eu era antes de você", mas o acompanhante é uma mulher.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Nessa,
    Não li ainda esse livro, mas o filme com certeza é mto bonito! Vale a pena :)
    Bjos

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram