Introducing you a Movie: "Trainspotting"

segunda-feira, julho 08, 2013


FICHA TÉCNICA

Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge
Produção: Andrew MacDonald
Fotografia: Brian Tufano
Duração: 94 min.
Ano: 1996
País: Reino Unido
Gênero: Drama

Sinopse: Em Edimburgo, na Escócia, vive Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, (Jonny Lee Miller) Um imoral desenhista de HQs fanático por Sean Connery; Tommy (Kevin McKidd), um atleta responsável; Spud (Ewen Bremner), um bobalhão de bom coração e Begbie (Robert Carlyle), um violento sociopata.



Olá pessoal, tudo bem com vocês?!

Hoje a resenha é do filme 'Trainspotting - Sem Limites'. Para quem, assim como eu, não o conhece, esse é
um filme de 1996 e, junto com 'Matrix' e 'Pulp Fiction' marcou a década de 90. Apesar de tudo isso (que só soube depois), admito que não o conhecia nem tampouco tinha ouvido falar dele, o que me fez considerá-lo um achado. Assisti sem muitas expectativas, esperando um filme um tanto undergound, mas a verdade é que Trainspotting me marcou pela sua profundidade.
O filme tem como personagem principal Renton (Ewan McGregor), que junto com seus amigos, divide uma vida de vícios, em especial pela heroína e todas as consequências que a questão envolve. Apesar de trazer o vício de drogas como tema principal, o filme está longe do moralismo e do drama, do certo e do errado, pelo contrário, a abordagem se dá de forma muito simples, mostrando as ações desses jovens para manter o vício e as respectivas consequências. O filme não disfarça o prazer do consumo das drogas e o porquê dos personagens recorrerem frequentemente ao seu uso, assim como também não esconde os efeitos perigosos e os desafios que a sobriedade traz. Ao meu ver, é justamente esse discurso, que mostra de forma 'nua e crua' os vícios lícitos e ilícitos, o que mais choca e provoca quem assiste.

'Trainspotting', assim como a vida dos seus personagens, possui um ritmo acelerado, com montagem rápida
e ótima trilha sonora. A atuação dos atores é impecável e, apesar do texto profundo e reflexivo sobre a marginalização e o submundo, a filme possui tom sarcástico e irônico, que dá humor ao mesmo tempo em que provoca e impacta psicologicamente. Com certeza, é uma história marcante e que merece ser vista. Aliás, em março Danny Boyle (diretor do filme) anunciou que está sendo preparado o roteiro para a sequência do filme. Os planos são de começar a gravar a continuação do longa em 2016, contando inclusive com o elenco original. Agora, é esperar para ver : ) E vocês leitores, já assistiram esse filme?

By Débora

Poderá gostar também

6 comentários

  1. Nossa, faz MUITOS anos que estou querendo ver Trainspotting. Achei bem legal ver o filme por aqui, isso só pilhou minha vontade de assisti-lo. =) E achei legal saber que vai ter continuação, foi uma surpresa, não tinha nem ouvido falar; e outra, continuações com elenco original são sempre mais bacaninhas (sem falar que adoro o Ewan McGregor).

    Bjinhos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  2. Assista sim Aline, vale muito a pena! Tbm adoro o Ewan McGregor, acho ele lindo ;)

    ResponderExcluir
  3. Uau, não conheccia o filme e agora quero MUITO ver!
    Vou dar uma pesquisada para saber mais e assistir o mais rápido possível!

    Beijos!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse filme sempre esteve na minha lista mas eu sempre dou um jeito de colocar ele pra trás e assim faz anos que eu quero assistir mas nunca assisto kkkk voltou a ser prioridade, é um tema interessante e a resenha despertou muito mais meu interesse, bjs.

    http://hangoverat16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom q a resenha despertou tua curiosidade, pq realmente o filme é mto bom! Tenho certeza que tu vai gostar ;) Bjos

      Excluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram