"A Pousada Rose Harbor" de Debbie Macomber

sexta-feira, outubro 11, 2013

“A Pousada Rose Harbor”
Autora: Debbie Macomber
Tradução: Antonio Carlos Vilela
Editora: Novo Conceito
349 páginas

Sinopse:  A busca por um novo começo pode levar a grandes revelações. Jo Marie Rose decide comprar uma pequena pousada, como forma de superar a morte do marido. Mal sabe ela que as surpresas que a esperam nessa nova empreitada. Seu primeiro hóspede é Joshua Weaver, que voltou para casa para cuidar de seu padrasto doente. Os dois nunca se conheceram pessoalmente e Joshua tem alguma esperança de que possam conciliar suas diferenças. No entanto, uma habilidade de Joshua há muito perdida prova que o perdão nunca está fora de alcance e que o amor pode florescer onde menos se espera. A outra hóspede é Abby Kincaid, que retorna a Cedar Cove para comparecer ao casamento do irmão. De volta pela primeira vez em 20 anos, ela quase deseja não ter ido, devido às memórias trazidas pela pitoresca cidade. E conforme Abby se reconecta com sua família e seus velhos amigos, percebe que só pode seguir em frente se permitir-se verdadeiramente a isso.


Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje a resenha que trago para vocês é de “A Pousada Rose Harbor”, da autora Debbie Macomber. Esse é o tipo de livro que encanta logo de cara, com essa capa tão linda e delicada e, para minha felicidade, consegui encontrar essas mesmas características na história. Como não ser conquistada por uma trama do cotidiano, mas cheia de superação?! Pois é essa a proposta de Debbie Macomber ao nos apresentar um livro em que conhecemos três personagens complexos que precisam superar seus traumas, dores e dúvidas do passado para conseguirem recomeçar para seguir em frente com suas vidas.

Joshua Weaver e Abby Kincaid são os primeiros hóspedes da recém inaugurada Pousada Rose Harbor, cuja proprietária, Jo Marie Rose, decidiu abrir em busca de uma nova razão de viver após a morte do marido.  É em Cedar Cove, pequena cidade do interior, que Jo decide reestruturar sua vida e superar seu luto, comprando e reformando uma aconchegante pousada a qual decide batizá-la Rose Harbor em homenagem ao marido falecido. Tentando curar suas próprias feridas, Jo Marie tem o faro apurado para as dores alheias e percebe logo que seus novos hóspedes estão na cidade também para resolver pendências do passado.  É perceptível que Joshua e Abby não estão contentes em estar mais uma vez em Cedar Cove, mesmo depois de tanto tempo longe da cidade. Josh conta as horas para ir embora do local, enquanto Abby traz estampado no rosto marcas das lágrimas e da tristeza.

Josh precisa rever seu padrasto agora doente, um homem com quem nunca teve uma relação muito amistosa, mas que se degradou totalmente após a morte da mãe. Josh carrega muitas mágoas e, para ele, rever o padrasto que o expulsou de casa ainda adolescente, é remexer num baú de memórias que preferia esquecer.  Enquanto isso, Abby volta à cidade para o casamento do irmão e precisa rever colegas do tempo de escola e parentes, dos quais se afastou após sofrer um grave acidente que deixou marcas profundas tanto nela quanto nos seus familiares. Não é fácil para Abby superar esse trauma. O simples fato de estar novamente em Cedar Cove desperta toda a tristeza que esse acidente lhe causou e que mudou o rumo de sua vida.  

"Depois que recebi a notícia da morte de Paul, não consegui mais dormir. Eu adormecia facilmente, para acordar agitada, dormindo com sobressaltos pelo resto da noite. Após um mês assim eu estava perto de um colapso mental e emocional. Todas as manhãs eu levantava com os olhos ardendo e sentindo o estômago embrulhado pela falta de sono." (pg. 193)

"A personalidade venenosa de Richard fazia com que Josh voltasse a se sentir um adolescente determinado a enfrentar o velho, a encontrar uma forma de se vingar das mágoas que o outro conseguia provocar com tão pouco esforço." (pg. 129)

"Ela perdeu um semestre inteiro do seu primeiro ano na faculdade enquanto se recuperava lentamente dos ferimentos. Abby precisou de meses para se curar fisicamente, mas emocionalmente... emocionalmente ela nunca mais foi a mesma. Ela interiorizou o ódio que viu nos olhos da mãe de Angela. Abby sentia-se uma pessoa vergonhosa, marcada, que cometera o pecado definitivo, que nunca poderia ser expiado." (pg. 207)

Aos poucos, vamos conhecendo as histórias de cada um dos personagens. A cada capítulo, somos apresentados às suas histórias individualmente, sendo que elas se entrelaçam somente na Pousada Rose Harbor. A pouca relação que se dá entre os três ocorre quando se encontram na Pousada no café da manhã ou no fim da noite e não com o compartilhamento de vivências ou experiências. Com os capítulos intercalados é como se pudéssemos ler três livros em um.

“A Pousada Rose Harbor” é um livro que, se resumido em uma palavra, seria 'superação', que intercala drama e romance, mas sem melodrama. As histórias apresentadas são cativantes e instigantes porque parecem muito reais. Acho que por gostar de analisar a relação entre as pessoas (minha queda pela psicologia ;)), eu facilmente gostei do enredo apresentado pela autora, torcendo pelas vitórias dos personagens que, aos poucos, voltam a reencontrar em Cedar Cove o significado das palavras lar e, principalmente, superação. É tão fácil e simples a aproximação com eles que é como se assistíssemos o desenrolar da trama como mais um personagem. A narrativa é rápida e leve, fluindo muito bem ao longo dos capítulos, sem perder o ritmo e sem enrolação.

Enfim, gostei bastante da história que me emocionou em diversos momentos. Fui cativada por todos os personagens, suas memórias do passado e suas dificuldades e fiquei feliz em saber que este livro faz parte de uma série, o que eu não sabia quando acabei a leitura. Ao meu ver, a história havia sido bem fechada, mas provavelmente conheceremos mais personagens através da Pousada Rose Harbor. Super recomendo ;)

By Débora




Poderá gostar também

2 comentários

  1. Gostaria que a NC lançasse logo os demais livros dessa série, bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pois é, é pra deixar os leitores com gostinho de quero mais! Tbm quero mto ler a continuação da série! Adorei A Pousada Rose Harbor!
    Bjos e obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram