Alice Munro recebe Prêmio Nobel de Literatura de 2013

quinta-feira, outubro 10, 2013

Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje viemos conversar com vocês a respeito de Alice Munro. Para quem não sabe, hoje Munro foi anunciada como vencedora do Prêmio Nobel de Literatura de 2013, sendo a décima terceira mulher a receber o prêmio. De origem canadense e com 82 anos, a escritora vem sendo aclamada por muitos críticos e é considerada pela Academia Sueca como "mestre contemporânea do conto", com personagens essencialmente mulheres, histórias que se passam em cidades pequenas e relações tensas entre diferentes gerações devido aos conflitos a respeito da moralidade. De acordo com o júri do Nobel, "Alice Munro é conhecida sobretudo como uma autora del relato curto, mas ela apresentou tanta profundidade, sabedoria e precisão em cada história como o fazem a maior parte dos romancistas em toda sua obra". 

Tratando de temas e questões tão reais e palpáveis para o público, o talento e o sucesso de Alice Munro são reconhecidos por meio de diversos prêmios recebidos ao longo de sua carreira literária, entre eles o também estimado Man Booker International Prize, concebido à Alice em 2009. No cinema, uma de suas histórias, "Longe Dela" (Away from Her), foi adaptada pela atriz e diretora Sarah Polley em 2007 e teve como protagonista Julie Christie. "Longe Dela" recebeu indicações ao Oscar nas categorias de atriz e roteiro adaptado. 

Aqui no Brasil, Munro tem quatro livros publicados. São eles: "Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento" (2004), pela Editora Globo e, pela Companhia das Letras, "A Fugitiva" (2006), "Felicidade Demais" (2010) e "O Amor de uma Boa Mulher" (2013). Sua última obra, "Dear Life", com quatro histórias autobiográficas, já está traduzida, pronta para ser publicada também pela Companhia das Letras. Em julho deste ano, Alice anunciou sua aposentadoria para poder se dedicar à família, após período de turbulência em sua vida, com uma cirurgia de safena, tratamento de um câncer e morte do marido.  


E aí pessoal, já conheciam o trabalho de Alice Munro? Nós admitimos que ainda não tínhamos conhecimento dessa autora, mas seu trabalho despertou nosso interesse. Ficamos entusiasmadas em saber que podemos encontrar algumas de suas obras aqui no Brasil.


Poderá gostar também

1 comentários

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram