Banco de Livros recebe doações na Feira do Livro de Porto Alegre

quinta-feira, outubro 31, 2013

Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje o post é destinado principalmente para nossos conterrâneos, que moram aqui em Porto Alegre! Como vocês devem saber, amanhã começa a nossa tradicional Feira do Livro, uma tentação para todos nós bookaholics. Somos como traças atraídas pelo cheiro dos livros, e sempre estamos em busca de mais e mais para as nossas prateleiras, o que nos faz acumular sem sentir! Quem de nós não terá aquele livro que já leu ou que está esquecido no fundo de uma estante? Sinceramente, nós somos assim, né?! E não é difícil encontrar pessoas que se identifiquem com essa situação, ainda mais num ambiente tão propício e convidativo à leitura, onde tantos leitores circulam diariamente, como acontece em qualquer Feira de Livro.

Foi pensando nisso que, sob iniciativa da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, surgiu o Projeto Banco de Livros. Criado com o objetivo de estimular nas pessoas o desapego daqueles livros esquecidos em casa e de fazer o conhecimento circular, chegando até aqueles que não têm acesso à leitura, o Banco de Livros monta salas de leitura e bibliotecas em diversas instituições, como asilos, hospitais, creches, escolas, presídios, entre outras, com todo o material doado, seja de empresas, seja de pessoas físicas. O projeto já arrecadou mais de 450 mil exemplares e beneficiou mais de 200 entidades em cinco anos de campanha, fazendo com que obras esquecidas cheguem às mãos de novos leitores, incentivando também o hábito da leitura.

A iniciativa é muito legal, mas é importante lembrar que ela só funciona por causa das doações recebidas. Então leitores, quando forem à Feira para comprar aqueles livros das suas wishlists, levem também algum para doar, como aquele livro esquecido e que há anos não é lido por ninguém. O Banco de Livros terá diversas caixas de coleta de doações espalhadas pela Feira do Livro de Porto Alegre (de 1 a 17 de novembro), mas também recebe doações em sua sede física (para mais informações, clique aqui). Ah, é importante salientar que cada livro doado passa por processo de higienização e classificação por assunto e só depois ele vai para a prateleira de alguma entidade. 

Ah, e você leitor que não é daqui de Porto Alegre, mas que leu esse post, doe também. Se não houver um projeto assim na tua cidade, com certeza alguma biblioteca pode estar precisando de doação literária e ficará feliz com a sua iniciativa. ;)

Poderá gostar também

4 comentários

  1. Olá!

    Nossa, que legal. Eu não sabia deste projeto.
    Estou mega ansiosa para feira do livro,a doroo.

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, né Nessa?! Tbm estamos animadíssimas para a Feira :D
      Bjos

      Excluir
  2. Nossa, adorei o projeto! É realmente uma iniciativa maravilhosa :D

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Sempre bem vindas e válidas essas campanhas sociais!
      Bjos

      Excluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram