Introducing you a Movie: "Camille Claudel - 1915"
segunda-feira, outubro 28, 2013
"Camille Claudel - 1915"
Direção: Bruno Dumont
Roteiro: Bruno Dumont
Ano: 2013
País: França
Gênero: Drama
Sinopse: Inverno, 1915. Contra a sua vontade, a escultora Camille Claudel (Juliette Binoche) é internada pelos familiares em um asilo psiquiátrico mantido por religiosas, e permanece durante anos na instituição, sem poder sair. Ela afirma várias vezes que está perfeitamente sã, mas desenvolve uma mania de perseguição, acreditanto que seu ex-amante Auguste Rodin conspira contra ela, e que todos no asilo tentam envenená-la. Camille passa os dias cercada por internos com deficiências mentais e surtos psicóticos graves, não tendo ninguém com quem conversar. Sua única esperança é uma carta enviada clandestinamente ao irmão Paul (Jean-Luc Vincent), implorando por sua liberação. Quando Paul confirma que vai visitá-la, Camille aguarda com impaciência a oportunidade de mostrar ao irmão que pode viver em sociedade.
Olá pessoal, tudo bem com vocês?!


A estética do filme em si parece uma grande natureza-morta, com grande carga simbólica, que passa ao telespectador a mesma angústia e o mesmo desespero sentido por Camille em seu período de reclusão. Com o filme, não é possível concluir se a internação de fato era justificada. Geram-se dúvidas a respeito do que é real, não sendo possível saber se as afirmações de Claudel são verídicas, resultado de tormentos ou de delírios (esquizofrenia, por exemplo). De qualquer forma, percebe-se o quão deslocada a escultora se encontra no local, o que faz com que o telespectador se pergunte constantemente a respeito da necessidade da internação e espere e torça para sua saída do manicômio (para quem não conhece sua biografia).
Essa luta surda contra o confinamento forçado ao qual foi submetida Claudel ganha muita força com a interpretação de Binoche que, mesmo na contenção, atua de forma sublime. O silêncio de Camille, mas seu espírito inquieto privado de liberdade e de expressão, cheio de paixão e determinação, fica evidente no olhar seguro, no andar firme e na rebeldia dos gestos de Juliette Binoche. Sua força de vontade em busca da liberdade ganha ainda mais vazão quando somos expostos a diversos personagens, com as mais diferentes condições e distúrbios mentais, os quais, em contraponto com a protagonista, a deixam realmente com ares de desespero e imobilização no tempo e no espaço. Não há alívio para esse desespero, existe sempre a sensação de sufocamento. A atmosfera angustiante da vida confinada em um sanatório ganha ainda mais valor com os figurantes, não profissionais e com doenças mentais reais, escalados para o filme e que interpretam os internos. Devo salientar a forma humana e respeitosa como eles são retratados, o que dá ao filme ares de obra minimalista. Por falar nesses figurantes, é necessário dizer o quanto eles tiveram a capacidade de cativar. São personagens com poucas falas, mas com grande capacidade de demonstrar emoção, principalmente através do olhar.
"Camille Claudel - 1915" é um filme denso, onde os diálogos em si são poucos e somente os necessários, pois os olhares acabam por falar mais que as palavras. É um filme que trabalha com emoções contundentes e, talvez por isso, mesmo quando acaba ainda ficamos alguns minutos imóveis pensando a respeito. Enfim, recomendo o filme, tanto para quem conhece Claudel quanto para aqueles que não. Além de ser uma biografia, é um filme sobre a vida. Vale a pena ver.
By Débora
2 comentários
Não sei se veria esse filme, não faz muito meu estilo mas parece ser interessante. Me pareceu ser bem pesado mas ainda assim fiquei curiosa, beijos!
ResponderExcluirhttp://alguns-livros.blogspot.com.br/
Realmente Wandressa, não é um filme leve... ainda mais por sabermos que se trata de uma história verídica!
ExcluirBjos
- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.