Introducing you a Movie: "Amores Obsessivos"

terça-feira, novembro 12, 2013

"Amores Obsessivos"
Direção: Adrian Shergold
Ano: 2004
País: Inglaterra
Gênero: Drama

Sinopse: Mark Furness (Michael Sheen), um importante arquiteto, vê como sua vida começa a desmoronar completamente devido a um TIC associado com a síndrome de Tourette, que o coloca em situações incomodas. Quando ele conhece a Charlotte (Shirley Henderson), uma obsessiva compulsiva, ela lhe recomenda que procure um grupo de psicoterapia. E assim, Mark consegue retomar sua vida, aprendendo a viver com seu transtorno.






Olá pessoal, tudo bem com vocês?!

Hoje a resenha que trago é sobre o filme “Amores Obsessivos”. Esse é um daqueles filmes que eu nunca tinha ouvido falar, mas que, ao desbravar alguns títulos diferentes, acabei descobrindo essa história que logo me despertou a atenção.

“Amores Obsessivos” (título original: Dirty Filthy Love) é uma produção britânica de 2004, que aborda com delicadeza a questão  de dois sérios problemas: a Síndrome de Tourette e o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por meio dos personagens principais interpretados por Michael Sheen (Mark Furness) e Shirley Henderson (Charlotte).  Mark é um bem sucedido arquiteto em Londres, que, repentinamente, perde o emprego, amigos e, como se não bastasse, sua esposa pede o divórcio devido ao seu comportamento que gera situações embaraçosas. Mark, que também já não se reconhece e não se sente nada bem, só pode contar com o apoio de seu melhor amigo, que lhe recebe em casa e lhe recomenda o tratamento médico. É em uma dessas consultas que ele acaba conhecendo Charlotte, uma jovem baixinha e com voz agudíssima, que, sem mesmo conhecê-lo, percebe que Mark precisa de ajuda e lhe dá o contato de um grupo de apoio do qual participa. Charlotte tem TOC.

É a partir desses encontros que Mark e Charlotte começam a desenvolver uma bonita amizade, cujo alicerce se encontra no apoio mútuo que eles se dão ao lidar com suas limitações. Mark ainda tenta recolocar sua vida nos eixos, a começar pela reconquista da esposa e a volta para o antigo emprego, porém, nem tudo sai conforme o planejado.

“Amores Obsessivos” é um belo filme, simples, sem toda a infraestrutura hollywoodiana, mas que obviamente não deixa nada a desejar, e é isso o que mais me cativou. Adorei a forma crua e respeitosa como o filme abordou o tema dessas síndromes, mas sem perder o humor. Foi muito bom perceber o valor do amor e da amizade verdadeiros que se mantêm principalmente nos momentos difíceis e como só eles são capazes de superar qualquer problema, doença ou distúrbio.

Achei muito especial a forma como Charlotte tratava os impulsos de Mark de forma natural, sem rechaçá-
lo, criticá-lo ou debochar da situação. Foi bonito perceber o ser humano por trás do sofrimento e das obsessões e tratá-lo de forma amorosa, humana e cheia de humor e naturalidade como Charlotte fez com Mark – enquanto todos viravam a cara em repúdio, ela simplesmente ria da forma mais natural possível, o que me emocionou. Quem ama, cuida sempre, independentemente da situação e essa é a mais importante mensagem do filme. A única coisa que não tinha gostado muito era a voz da personagem Charlotte (muito aguda e infantil). Achei que fosse só interpretação, mas depois soube que essa é uma característica da atriz Shirley Henderson (a Murta que Geme, em Harry Potter). Fora isso, posso afirmar que gostei muito do filme (adoro quando garimpo títulos interessantes assim :))!

E vocês, já conheciam esse filme? Gostam desse tipo de história?


P.S.: Pessoal, não sei o porquê, mas infelizmente não consegui encontrar o trailer oficial do filme no YouTube!


By Débora

Poderá gostar também

2 comentários

  1. Nossa, confesso que nunca tinha ouvido falar sobre esse filme! Mas gostei bastante do tema, e assim que puder vou baixar pra ver :D

    xx Carol
    http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma descoberta esse filme mesmo, mas me surpreendeu, gostei e indico ;)
      Bjos

      Excluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram