"Marcoré" de Antonio Olavo Pereira

terça-feira, janeiro 14, 2014

"Marcoré"
Autor: Antonio Olavo Pereira
Editora: Arqueiro
224 páginas



Sinopse (no Skoob): Marcoré situa-se nessa pequena safra de romances que nos transmitem, através dos seus personagens, o chão em que pisam, a língua que falam, as condições econômico-sociais de uma pequena cidade do interior brasileiro.








Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje a resenha é de um clássico da literatura brasileira, vencedor do Prêmio de Romance da Academia Brasileira de Letras. Estou falando do livro “Marcoré”, escrito pelo autor Antonio Olavo Pereira e lançado pela primeira vez em 1957, período em que foi aclamado pela crítica. Recentemente, esta obra foi relançada pela Editora Arqueiro, em virtude das comemorações do centenário do autor e, ao vê-la no catálogo da nossa parceira, não tive dúvidas em solicitar para leitura.

Esse é um dos livros da nossa literatura que sempre quis ler, pois sou fã dos títulos que marcaram nosso mundo literário no passado. Gosto do modo como os autores nos punham a refletir, sendo impossível manter uma leitura alheia ao que estava sendo contado. Para compreendê-los, é preciso interpretar para seus personagens densos e suas questões existenciais, o que, certamente, marca o leitor. Mesmo que não lembremos exatamente de todos os detalhes da história, de algum modo ela sempre nos deixa algumas marcas. Com “Marcoré”, isso não podia ser diferente. Nesse livro, tem-se um romance psicológico, com personagens verossímeis e universais.

Em “Marcoré”, Antonio Olavo Pereira nos apresenta a história de um pacato cidadão brasileiro - um oficial do cartório de uma pequena cidade do interior de São Paulo que possui características regionais fortes, onde os valores regentes na época ditam o viver em sociedade. É sob o ponto de vista e narração desse personagem que conhecemos a rotina do local e seus habitantes, além de detalhes de suas vidas, pois, como homem observador e com cargo em um cartório, o oficial conhece todos os pormenores sobre casamentos, mortes, nascimentos e outros. Porém, ao retratar seu dia-a-dia, o narrador se pega refletindo também sobre os detalhes de sua vida privada e daqueles mais próximos, o que torna o seu lado pessoal o drama principal e foco de reflexão da narrativa.

Sua sufocante rotina em família, descrita de forma simples e clara, muda com a descoberta de gravidez de sua doce esposa Sílvia. Após dez anos de casamento e tentativas frustradas, a chegada de um bebê mexe com os ânimos e as emoções de todos, além de reacender antigas questões. O oficial agora se pega questionando sua capacidade e a da esposa em criar uma criança, quais exemplos deseja passar ao filho Marco Aurélio (Marcoré) e, principalmente, em que ambiente a criança crescerá.  Morando junto com os sogros, o oficial precisa lidar principalmente com a desconfiança crônica e mania de perseguição de sua sogra. Consequentemente, a história não apresenta muitas aventuras e reviravoltas, mas sim questões familiares e de diferenças entre gerações, trazendo muitas reflexões existenciais e psicológicas, as quais dão ritmo à leitura. É isso, a meu ver, o que dá singularidade ao livro – uma reflexão intimista sobre a família e a vida cotidiana em décadas passadas.

Para mim, a leitura foi totalmente fluída e agradável (me conquistou ;)), apesar das reflexões serem densas. Com certeza, não é uma leitura que agrada a todo tipo de leitor, mas pode surpreender aqueles que gostam de uma história mais intimista e reflexiva. Leia um trecho da obra aqui.

By Débora


Poderá gostar também

1 comentários

  1. Eu e uma amiga acabamos de criar um blog para falar sobre livros, música, séries, filmes e afins e ficaríamos muito felizes se você desse uma passadinha lá e falasse o que achou (e se gostar seguir) :D
    Xx, Julie.

    http://feitasdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram