"Boneca de Ossos" de Holly Black

quarta-feira, junho 04, 2014

"Boneca de Ossos"
Autora: Holly Black
Tradução: Bárbara Menezes
Ilustração: Eliza Wheeler
Editora: Novo Conceito (selo #Irado)
221 páginas


Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...



Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje a resenha é do livro "Boneca de Ossos", da autora Holly Black. Esse é um dos primeiros lançamentos da #Irado, novo selo da Editora Novo Conceito, voltado para o público infanto-juvenil. Preciso dizer que a NC acertou em cheio na escolha dessa história, trazendo elementos necessários e perfeitos para a construção de uma trama para essa faixa-etária, incluindo amizade, primeiras paixões, fantasia, mistério e aventura. 

Vocês, leitores, lembram de quando tinham por volta do dez anos, criavam histórias, viam filmes como Brinquedo Assassino e acreditavam que uma das suas bonecas (ou bonecos) tinha vida própria? Pois é, comigo foi assim. Brinquei (e acreditei) muito que algumas de minhas bonecas podiam ter vida, a ponto de não dormir com elas. Logo que li a sinopse de "Boneca de Ossos", fui pega por uma história que tratava exatamente isso. Logo nas primeiras páginas, me identifiquei com Zach, Poppy e Alice e as histórias que mentes muito criativas conseguem criar. "Boneca de Ossos" é um livro que mistura a doçura infantil com o faz de conta e o suspense e conta a aventura de três amigos com uma antiga boneca. Tudo começa quando Zach, Poppy e Alice se reunem para brincar de piratas, construindo barcos de papel, dando vida a bonecos e criando desafios para eles. Entre os bonecos, está a Rainha, uma boneca de porcelana antiga, que fica cuidadosamente guardada dentro da cristaleira da mãe de Poppy. Para os adultos, a boneca pode valer alguns bons dólares se vendida para colecionadores, e por isso, não pode ser usada usada nas brincadeiras, mas para as crianças, ela é uma entidade, a personagem a quem todos os outros devem obediência estrita.

Tudo segue bem entre Zach, Poppy e Alice, até o momento em que o pai de Zach decide acabar com a brincadeira, com a desculpa de que Zach, com 12 anos, está muito velho para brincadeiras de bonecos e com meninas, e deve se dedicar ao grupo de basquete da escola. Sem querer admitir isso para as amigas, Zach apenas diz que não quer mais brincar, que agora acha tudo uma idiotice. Poppy e Alice obviamente ficam sem entender. Como a história que encenavam poderia continuar sem os personagens a quem Zach dava vida? A situação parece mesmo incontornável para eles, e a decepção das meninas para com Zach é evidente. Porém, uma dada noite, Poppy e Alice chegam à casa de Zach com uma intrigante história. Poppy afirma que o espírito da boneca A Rainha apareceu para ela nos seus sonhos pedindo ajuda. De acordo com Poppy, a boneca está com o espírito da menina Eleanor Kerchner, cuja morte está envolta em mistério. Para evitar uma maldição, agora os três precisam ajudar o espírito de Eleanor a encontrar a paz e, para cumprir essa missão, os três amigos precisarão partir numa aventura que marcará a infância de todos, e os unirá ainda mais.

"Zach sentiu a mesma alegria que tivera a bordo do pequeno veleiro: a certeza de que eles conseguiriam e o prazer que vinha com a solução de um problema que minutos antes parecia impossível de contornar. Só agora, pensando nas coisas que aconteceram, ele percebeu quão verdadeiramente louco tinha sido o plano-do-meio-da-noite de achar o túmulo de Eleanor Kerchner." (pg. 203)

Certamente, "Boneca de Ossos" é um livro muito envolvente naquilo que se propõe. Apesar de trazer uma história infantil, fui cativada pelo enredo de fantasia e aventura infantis, o que tornou a leitura empolgante. Não achei a trama assustadora ou macabra (exceto por uma certa parte do acampamento uiiii), mas, de forma geral, um sinistro suspense infantil, daqueles de contar à noite, quando falta luz hehehe! Muito bom!!! E vocês, já leram o livro? Ficaram curiosos com a história? 

By Débora


Booktrailer divulgado hoje pela Editora




Poderá gostar também

7 comentários

  1. Oi Dany, eu já li e também gostei. Achei a trama interessante e bem feita e já indiquei para meu filho.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que seu filho irá adorar esse livro! Aliás, os livros que a Novo Conceito está lançando no selo #Irado são perfeitos para essa faixa-etária!!!
      Bjos

      Excluir
  2. Todos estão falando desse livro, parece ser bom mesmo! Me interessei bastante agora só falta comprá-lo!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wan, o livro é uma graça! Vale a pena lê-lo! Bjos!!!

      Excluir
  3. Eu sempre fui muito criativa nessa coisa de faz de conta, então eu também tinha essa ideia de bonecas com vida própria (isso aumentou depois de ter visto Toy Story, filme que está entre meus favoritos até hoje). Fiquei curiosa por lê-lo, e adorei a resenha!
    Beijo!

    http://cupiolibero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe outra com a mente muito criativa que achava que os bonecos tinham vida!!! Toy Story colabora bastante pra essa crença, ainda bem que os personagens são do bem, porque comigo foi com o Chucky (péssima ideia hehehe)!
      Bjos!!!

      Excluir
  4. Aww eu quero muitoo ler esse livro, comprei pela internet e to esperando chegar ainda çç
    Adorei a sua resenha, obrigada por conseguir aumentar mais ainda a minha ansiedade! Hahahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram