"A Escolha dos Três" de Stephen King

terça-feira, janeiro 20, 2015

"A Escolha dos Três" - Livro 2 da série A Torre Negra
Autor: Stephen King
Tradução: Mário Molina
Editora: Suma de Letras
416 páginas

Sinopse: Com incansável imaginação, Stephen King dá continuidade à magistral saga épica A Torre Negra, iniciada com O Pistoleiro. A Escolha dos Três, segundo volume da série, lança o Roland de Gilead em pleno século XX, à medida que ele se aproxima cada vez mais de sua preciosa Torre Negra, sede de todo o tempo e de todo o espaço.Um derradeiro confronto com o homem de preto revela a Roland, nas cartas de um baralho de tarô, aqueles que deverão ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra: o Prisioneiro, a Dama das Sombras e a Morte. Para encontrá-los, o último pistoleiro precisará atravessar três intrigantes portas que se erguem na deserta e interminável praia do mar Ocidental. [Leia mais aqui].

Atenção: esta resenha pode conter spoilers do primeiro livro da série, O Pistoleiro.

Heey pessoal!! Como estão??

Hoje venho resenhar pra vocês um livro que há muuuuito tempo estava querendo adquirir (carinho $$), mas, finalmente, cá estou. Discutirei um pouco sobre o segundo livro da série A Torre Negra, entitulado como A Escolha dos Três, do autor Stephen King. <3

No final de O Pistoleiro, Roland acaba por conseguir falar com o homem de preto, o qual lhe deixa mais dúvidas e também alertas sobre o que está por vir. Através de um baralho, o homem de preto mostra ao Roland seu futuro: O Prisioneiro, A Dama das Sombras e A Morte.

Em A Escolha dos Três, Roland acorda na beira de uma praia, desnorteado com o passar do tempo. Como se não bastasse não saber ao certo onde estava, Roland ainda tem que lidar com criaturas estranhas chamadas de lagostrosidades, as únicas 'almas vivas' dali que vivem no mar e que saem para a areia ao anoitecer em busca de qualquer coisa para saciar a fome, nem que seja uns dedinhos... pobre Roland. 

Roland, entretanto, não esquece que tem um objetivo: A Torre Negra. Não sabendo ao certo qual direção tomar, ele segue rumo pela praia durante dias até encontrar uma porta no meio do nada. Ao abrir essa porta, Roland vê um mundo diferente do seu. E é aí que está a grande sacada do autor. 

Cada porta que Roland encontra é como se fosse um "portal". Ao todo são 3 portas que serão as responsáveis por todo o desenrolar desse segundo volume, cada qual equivalendo às cartas dadas pelo homem de preto. Não é à toa que o título do livro se encaixa perfeitamente... A Escolha dos Três.

A primeira porta refere-se ao Prisioneiro: aqui, Roland entra nos anos 90 e seu destino se cruza com Eddie Dean, um rapaz viciado em drogas e muito apegado ao seu irmão Henry, também viciado.

A segunda porta refere-se à Dama das Sombras: Roland cruza com Odetta (Detta?) Holmes em meados dos anos 80. Odetta é uma mulher negra, rica e que vive sem as pernas após um trágico acidente ao ser empurrada nos trilhos de trem.

A terceira porta refere-se à Morte: Roland conhece Jack Mort, um homem que vive dupla vida. De dia faz seus afazeres no trabalho e, de noite, transforma-se no Empurrador. Uma pessoa doentia que sem mais e nem menos resolve machucar pessoas e colecionar em casa os recortes de jornal onde citam O Empurrador.

É através dessas portas que Roland escolhe seus escolhidos (redundante, eu sei) e assim sua jornada em busca à Torre Negra vai se completando. Afinal, qual será o papel dos escolhidos nesta busca?

"Este segundo volume, mais longo, ainda deixa muitas perguntas sem resposta e o clímax da história num futuro remoto, mas sinto que é um livro muito mais completo do que o primeiro. E a Torre está mais próxima." (Stephen King)

Eu que já gostei e recomendei o primeiro livro da série, como não gostar desse que, de acordo com o próprio autor, está muito mais completo? Como diz o posfácio do livro, o livro ainda deixa muitas dúvidas em aberto e a tensão de que a jornada de Roland em busca da Torre Negra está mais perto de ser concluída, deixa o nosso pensamento a toda: E agora, o que será que acontece? Será que os personagens mortos realmente estão mortos ou há outra maneira de reavê-los e, assim, conseguir mais respostas para as perguntas surgidas?; que Roland é fanático pela busca da Torre Negra todos sabemos, e agora ele ganha mais dois companheiros nessa aventura, mas será mesmo que ele cometeria novamente o mesmo erro como no primeiro livro? Enfim, perguntas e mais perguntas que vão surgindo com o decorrer da história e que deverão ser respondidas nos próximos volumes. 

Um ponto que quero ressaltar é a estranheza de Roland ao se deparar com mundos diferentes. Muitas coisas ele não conhecia, como carro, farmácia, óculos, entre várias outras coisas. Roland, sempre muito sério e atento a tudo, acaba se tornando engraçado na narrativa, o que dá um toque de humor.

"Não existe aspirina no lugar de onde você veio?
Nunca ouvi falar. É magia ou remédio?
Acho que as duas coisas." (pg. 95)

"Ponha a asmina nas coisas com carne. Depois segure tudo em suas mãos.
Aspirina.
Bom. Chame como muito bem entender, prisio... Eddie. Mas faça o que pedi." (pg. 97)

Nem preciso falar que As Terras Devastadas (volume 3) quero pra ontem. No terceiro volume, se encerra metade da jornada de Roland e de seus companheiros em busca da Torre, ou seja, muito mais rolará neste próximo livro. De longe, um dos melhores livros do Stephen King que li até o momento. Recomendo a leitura.

By Alessandra Hellwig

Poderá gostar também

3 comentários

  1. Ao visitar alguns blogs me deparei com o seu, e quero dar-lhe os parabens por partilhar o seu saber, gostei por isso deixo aqui um convite:
    Ficaria radiante se visita-se o meu blog, e leia alguma coisa, meu blog é um blog
    cristão que fala de diversos assuntos,
    É o Peregrino E Servo.
    Desejo muita paz e saúde.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, garotas!
    Conheci o blog de vocês a pouco tempo e AMEI!
    Ainda não li "A Escolha dos Três" mas já li "O Pistoleiro!" e gostei bastante!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvidas o segundo livro é muito melhor que o primeiro!!
    Preciso comprar o próximo.
    Bjbj

    ResponderExcluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram