"Magimakía: a busca por Merlin" de Rafael Lovato

sexta-feira, dezembro 18, 2015

"Magimakía: a busca por Merlin" (livro 1 da série "Magimakía)
Autor: Rafael Lovato
Editora: Zap Book
280 páginas

Sinopse: “A busca por Merlin” é o primeiro livro da série de fantasia juvenil “Magimakía”, palavra goblin que significa “A grande batalha dos magos e bruxas”. Nele, você acompanhará a jornada narrada por Oliver, garoto franzino de 15 anos que há pouco tempo atrás não sabia coisa alguma sobre magia, sofria bullying na escola e a menina pela qual era apaixonado, sequer sabia de sua existência. Porém, tudo muda quando um goblin nanico, acompanhado de seu troll de companhia com costas bombadas, sequestra Oliver.Sua única esperança de salvar o mundo e sua própria pele, além de poder voltar para casa, é descobrir o paradeiro do poderoso mago Merlin, desaparecido há mais de quinhentos anos! Oliver precisará de toda ajuda possível. Sua esperança são as bruxinhas Avery e Violet que, diferente dele, sabem muito bem o que fazem quando o assunto é caldeirão, poções e bruxaria. Teleporte-se a bordo desta fantástica aventura! Assim, você descobrirá o que de incrível e ao mesmo tempo trágico acontecerá ao jovem Oliver, e que afetará todos os magos e bruxas do universo!



Olá pessoal, tudo bem?!

Hoje a resenha que trago para vocês é do livro do autor conterrâneo Rafael Lovato, que nos enviou o surpreendente "Magimakía: a busca por Merlin". Rafael recebeu de um astuto e inteligente goblin a incumbência de traduzir e apresentar para nós, meros seres humanos, livros que contam sobre a Magimakía, uma grande batalha de magos e bruxas que mobiliza diversas dimensões mágicas as quais não conhecemos. Terríveis e sangrentas lutas são travadas entre demônios, serafins, magos, bruxas e outros seres fantásticos, porém, dessa vez, a principal questão que move essas dimensões é a busca por Merlin Drake, um dos mais poderosos magos da história, mas que há séculos hiberna em um local desconhecido como consequência de um tratado. Somente com a volta de Merlin é que o mundo dos magos, tão enfraquecido e subjulgado, próximo de ser escravizado, poderá encontrar esperanças de ser restaurado. A dificuldade, entretanto, não está somente em localizar o paradeiro de Merlin, mas também em mobilizar as pessoas que poderão libertá-lo, sendo elas um representante de cada dimensão assim como um descendente direto de Merlin.

É nesse momento que entra na história a figura do menino Oliver, um adolescente comum que, no seu dia-a-dia típico da idade, encara questões como bullying, primeiro amor, provas de escola e relações familiares. Porém, o que Oliver não imagina é que, por trás de toda a aparente normalidade de sua vida, ele tenha uma forte ligação com dimensões paralelas e com o universo da magia, pois ele não sabe que é descendente de Merlin Drake. Sua vida muda, literalmente, do dia para a noite ao ser 'sequestrado' de seu quarto, na véspera de uma importante prova de matemática, por um goblin orelhudo, que tem a incoveniente capacidade de ler seus pensamentos, e por um troll de companhia muito atrapalhado. Levado a uma dimensão onde seus habitantes são os seres mais estranhos possíveis, com poderes e capacidades além da sua compreensão, Oliver não entende a razão de estar ali e nem o perigo de vida que corre. É com o apoio de Benjamin Davies, um mago que sabe mais de sua vida do que ele imagina, e das bruxinhas Avery e Violet que Oliver encontrará as respostas para a sua inusitada situação, além de verdadeiros guardiões e amigos. 

Voltado para o público infanto-juvenil, "Magimakía: a busca por Merlin" não fica atrás de nenhum livro do gênero da fantasia. O texto e a escrita foram muito bem construídos. O autor tem escrita muito fluída, não perdendo o ritmo nem mesmo quando intercala capítulos narrados em primeira pessoa (na figura do próprio autor ou na de goblins) e em terceira pessoa, ao descrever as (des)aventuras de Oliver.  Os diálogos foram todos muito bem construídos e adequados, com características da personalidade de cada personagem incorporadas às suas falas. Além disso, o humor do personagem principal, Oliver, e das diversas criaturas desse mundo fantasioso, é garantia de passagens cômicas.

"Oliver se encontrava tão apavorado que quase se esqueceu da existência de bruxas e serafins com suas espadas assassinas. Além disso, não conseguia olhar para baixo e ver seu pijama. E se não fosse mais o mesmo? E se nem estivesse de pijamas? Que roubada! E essas garotas aí, olhando tudo e fazendo de conta que não aconteceu nada demais! O que poderia fazer? Resolveu deitar mais uma vez na cama, puxar a coberta e tapar a cabeça, mesmo cheia de poeira e fedendo à coisa velha. Era melhor do que ficar ali com tudo aparecendo e meninas vendo coisas e... Nossa, mas nem queria mais pensar sobre aquilo! (pg. 117)

"A Busca por Merlin" é o primeiro livro da trilogia "Magimakía". Logo, encontramos um texto de formação do personagem Oliver, de um adolescente franzino e com problemas típicos a um mago com poderes e de grande importância em dimensões paralelas, além da descoberta de sua verdadeira história. Portanto, como era de se supor, o fim do livro deixou muita, mas muita expectativa sobre o destino de Oliver, o que me faz esperar grandes reviravoltas e tensão para o próximo volume. Como diria Oliver, Caraca, véi! Seguraaaa!!!

Certamente, esse foi um livro surpreendente, na medida em que eu não esperava me divertir e até me angustiar tanto com sua história. Seu texto é delicioso e muito bacana, de um autor brasileiro muito talentoso. Sem dúvida alguma, é uma leitura de entretenimento de qualidade e que super recomendo!

"Magimakía: a busca por Merlin" pode ser encontrado na Livraria Cultura (clique aqui). Na página de Parcerias do blog, vocês podem encontrar informações de contato do autor. 

By Débora

Poderá gostar também

2 comentários

  1. Rafael Lovato escreveu: Muito bacana a sua resenha, minha querida conterrânea. Fico super feliz que gostou da história. Agora é aguardar por "Magimakía - O legado de Morgana". Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curiosa com a continuação... com certeza, foi uma leitura super proveitosa! Parabéns!!! Bjo

      Excluir

- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.

Popular Posts

Twitter

Instagram