"Contos de Imaginação e Mistério" de Edgar Allan Poe
sexta-feira, fevereiro 26, 2016
Autor: Edgar Allan Poe
Ilustração: Harry Clarke
Tradutor: Cássio de Arantes Leite
Editora: Tordesilhas
423 páginas
Sinopse: No livro, narrativas como 'Os assassinatos na Rue Morgue' (sobre o mistério do brutal assassinato de duas mulheres em Paris, investigado e solucionado pelo detetive Dupin), 'O poço e o pêndulo' (sobre um herege preso e torturado pela Inquisição) e 'A queda da casa Usher' (o narrador, hóspede da lúgubre mansão, descreve a melancólica estranha decadência de uma família), 'Os fatos no caso do sr. Valdemar' (no qual o protagonista permanece hipnotizado enquanto morre, podendo assim assistir à própria morte), 'Silêncio- uma fábula' (longo diálogo entre o demônio e o narrador) e 'Leonizando' (narrativa de viés absurdo, em que a personagem é obcecada pelo estudo do nariz). São 22 histórias, ao todo. Acompanha posfácio escrito por Baudelaire.
Olá leitores, tudo bem?!
Hoje a resenha que trago é do incrível livro "Contos de Imaginação e Mistério", do lendário autor Edgar Allan Poe. Como dito no próprio título, a obra traz uma coletânea de 22 contos de Poe, sob tradução de Cássio de Arantes Leite, e prefácio de outro grande nome da literatura, Charles Baudelaire. Este realiza uma grande introdução, analisando o estilo e herança literários de Poe, chamando-o de escritor e poeta dos sonhos. Para enriquecer ainda mais o título, "Contos de Imaginação e Mistério" surpreende com o trabalho artístico de Harry Clarke, cujas ilustrações permeiam todos os contos.
Baudelaire é um grande entendedor da obra de Poe, sendo ele um dos grandes responsáveis pela popularização do autor no velho continente ao realizar traduções para o francês das suas obras. Não é à toa que Poe é reconhecido por sua influência no estilo e no tema escolhidos por autores posteriores, entre eles o autor inglês Arthur Conan Doyle, famoso pela criação de Sherlock Holmes, e demais escritores de gerações seguintes que tiveram na literatura de Poe a principal fonte de inspiração. No livro, há como exemplo os contos "Os assassinatos da Rue Morgue" e "O Mistério de Marie Roget", nos quais o desvendamento, a investigação, a perseguição de pistas e a capacidade de resolução de enigmas estão muito presentes. Tais características permeiam e podem ser facilmente encontradas na obra de Doyle.
Porém, não é somente a solução de enigmas uma constante nos textos de Poe. A Morte, descrita em todas as suas nuances e detalhes, é tema frequente e recorrente, provavelmente resultado da vida traumática que o autor experimentou desde a infância, em especial com a perda das mulheres mais importantes de sua vida: primeiramente a mãe, vítima de tuberculose, depois a mãe adotiva, a qual era muito apegado afetivamente e, mais tarde, a esposa. A morte de mulheres está presente em diversos contos, especialmente em "Morella", "Berenice" e "Ligeia".
Certamente, os fatores pessoais que Poe experimentou ao longo da vida, os quais afetaram diretamente sua obra, o desestabilizaram psicologicamente. Poe se tornou alcóolatra e passou a ter comportamento tido como errático na sociedade. A embriaguez é, inclusive, tida como uma das possíveis causas da sua morte em outubro de 1849. Suas histórias, nas quais os personagens encaram a morte, o medo, a doença, a loucura e o perigo, são marcadas pelo clima sombrio, pela escuridão e pelo desespero. Em contos como "William Wilson", "O Gato Preto", "O Coração Denunciador", "O Barril de Amontillado", "O Encontro Marcado", "A Queda da Casa de Usher", "Silêncio - Uma Fábula", "O Escaravelho de Ouro", "O Rei Peste" e "Leonizando" é facilmente percebida a presença da loucura, em muitos casos aliada à obsessão, ao medo e à morte. Por sua vez, a doença, geralmente extrema e com possível consequência mortal, é apresentada em "Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar", "A Máscar

"Contos de Imaginação e Mistério" é, sem dúvida, um título recomendado aos fãs do gênero, afinal Poe é um dos principais nomes do romantismo sombrio e da literatura gótica. Esta edição da Editora Tordesilhas está de parabéns tanto pelo capricho e acabamento físico do livro (que possui capa dura) quanto pela coletânea de contos. A única ressalva fica com relação à tradução que, por vezes, deixou o texto 'truncado', tirando seu ritmo - felizmente, nada grave que tire a beleza do livro como um todo. Excelente título para se ter na estante!
By Débora
![]() |
Edição da Editora Tordesilhas - livro em capa dura com jacket ilustrada |
- O Poço e o Pêndulo
- O Gato Preto
- Os fatos do caso do Sr. Valdemar
- O coração denunciador
- O Barril de Amontillado
- A Máscara da Morte Vermelha
- O Enterro Prematuro
- O Escaravelho de Ouro
- O Mistério de Marie Roget
0 comentários
- É permitido divulgar o endereço do blog/site, desde que seja feito em um comentário a respeito do post.
- Comentários realizados apenas para divulgar blogs/sites/promoções serão apagados.
- Utilize o formulário de CONTATO para avisos a respeito de memes/promoções/parcerias.